Paróquia Santíssima Trindade promove Semana Social

Série de encontros abordará as demandas sociais da comunidade

A Paróquia Santíssima Trindade está de portas abertas para mais uma série de encontros que dialogam com as demandas sociais da região onde está inserida, em Santa Luzia (MG). A Semana Social 2017, que será realizada entre os dias 22 e 26 de agosto, traz como tema a Participação Transformadora que promove a paz e luta pela democracia.

A proposta do evento é promover a cultura da vida e da paz diante de um cenário de extermínio da juventude, de violência contra a mulher e da violação de inúmeros direitos, como o da moradia, da saúde e da educação.

Organizada desde 2012 pela Paróquia Santíssima Trindade, a Semana Social busca provocar inquietações que possam ser encaminhadas como ações sociais, além de semear a responsabilidade cristã que cada um é chamado a viver no dia a dia.

A programação inclui o Fórum de Debates unindo palestras sobre a realidade sociopolítica do Brasil e o posicionamento da Igreja, que será ministrada pelo padre Élio Gasda; A dinâmica sobre a situação local, com a assistente social Jo Jaqueline; e atividade sobre o cuidado com a Casa Comum, comanda pela educadora e colaboradora da Casa MAGIS Belo Horizonte (MG), Hileia. O encontro do último dia contará com apresentações sobre os trabalhos e entidades sociais que constituem a Rede Social envolta da Paróquia Santíssima Trindade.

Integrante da comissão organizadora, padre Carlos Vidal afirma que o cenário social global está complexo, e lembra que o Papa Francisco convida a Igreja a viver uma experiência de conversão do paradigma econômico neoliberal para o cuidado com a Casa Comum. “Este questionamento nos leva a refletir sobre os diferentes elementos de uma ecologia integral, que inclua claramente as dimensões humanas e sociais porque, para além do paradoxo e/ou fracasso, sempre fica pendente a interrogação sobre o papel que nós, como Igreja Católica, poderíamos desenvolver, hoje, em nossos bairros”, diz Vidal.

A partir da encíclica Laudato Si’, é possível reconhecer uma nova possibilidade crítica para entrar no diálogo inclusivo e integrador das periferias existenciais. Com isso, a Semana Social afirmou um compromisso com a política e a cidadania na busca e promoção do bem comum.

 

Fonte: Paróquia Santíssima Trindade (Santa Luzia/MG)