No retorno às aulas, Colégio São Luís promove Semana Inaciana

Atividades envolveram estudantes, pais e colaboradores da instituição

O Colégio São Luís inaugurou o retorno às aulas do segundo semestre com uma semana agitada. A Semana Inaciana uniu uma imersão na história, na mística e nos valores da escola em torno do tema 150 anos de atitude e responsabilidade. Em conjunto com as celebrações do Dia de Santo Inácio de Loyola, a Semana Inaciana se estendeu de 31 de julho a 5 de agosto. As atividades foram pensadas para todos os segmentos da comunidade educativa – alunos, pais, colaboradores – envolvendo as mais variadas linguagens.

O dia 31, data da celebração de Santo Inácio, foi marcado por uma missa especial com o acompanhamento do Coral São Luís e da Orquestra Acadêmica de São Paulo, que reuniu pais, colaboradores e também frequentadores da Paróquia São Luís Gonzaga. “A celebração conjunta da missa foi um esforço meu e do padre Geraldo Lacerdine para manter as comunidades do colégio e da paróquia unidas”, disse o padre Élcio de Toledo em seu sermão.

A semana também contou com ações solidárias. No dia 1º de agosto, alunos do Ensino Fundamental I arrecadaram moedas para doarem à instituição AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), motivados por voluntários e pacientes do projeto. Os alunos receberam também o álbum 150 anos em figurinhas, um sucesso entre os mais novos.

A história da escola percorreu toda a Semana Inaciana. O historiador Luís Roberto de Francisco realizou uma palestra em um encontro cultural voltado para funcionários falando sobre a fundação e instalação do Colégio São Luís, em Itu (SP). Alunos das 1ª e 3ª séries do Ensino Médio visitaram o colégio em sua cidade inicial também com a presença de Luís Roberto. Os estudantes puderam conhecer as antigas instalações em conjunto com educadores que relembraram fatos conhecidos da trajetória da escola, como a primeira partida não-oficial de futebol do Brasil, jogada no campão de terra (hoje uma área de cimento, onde os militares praticam atividades físicas). Entre várias curiosidades, os estudantes souberam que a Constituição Republicana do Brasil de 1891 foi em parte escrita por antigos alunos, orientados pelo padre Mantero, reitor entre 1877 e 1893.

Muita música, espiritualidade, formação social e política permearam a Semana Inaciana. Alunos da 2ª série do Ensino Médio passaram uma tarde na Vila Kostka, em Itaici (Indaiatuba /SP), onde vivenciaram a espiritualidade de Santo Inácio. O espaço recebeu, por muitos anos, alunos da escola para encontros de formação. Já os representantes de turma e integrantes do grêmio estudantil receberam uma formação política na prática: aprenderam como formular um projeto a ser apreciado e votado no Conselho de Representantes e simularam o funcionamento das assembleias, com dinâmicas que proporcionaram ainda mais aprendizado. O encontro seguiu o lema do ser magis, “ser mais para os demais”.

No final da Semana Inaciana, as crianças do Ensino Fundamental I conheceram e cantaram canções que celebram os valores e a alegria dos inacianos. Já os estudantes do Ensino Fundamental II desafiaram-se no Intervalo Musical com um palco montado durante o recreio. Alunos, pais e funcionários também contaram com palestras sobre Santo Inácio, espiritualidade e empreendedorismo social.

As comemorações se encerraram com um grande dia de festa que se integrou à programação dos 150 anos do Colégio São Luís. Enquanto os menores assistiram ao show do grupo Palavra Cantada com suas famílias, os mais crescidos participaram do Sábado de Aventura, com parede de escalada, slack line, cama elástica, bolão de ar na piscina, oficina de skate e jiu-jitsu, além de inúmeros jogos e brincadeiras monitorados pelos professores de Educação Física. À noite, a Balada dos 150 anos reuniu os alunos do Ensino Médio com muita música para encerrar a Semana Inaciana.

 

Fonte: Colégio São Luís (São Paulo/SP)