Papa fala sobre a importância dos artistas

Em vídeo, Francisco destaca que as artes expressam a beleza da fé

A 20ª edição da série O Vídeo do Papa, da Rede Mundial de Oração, destaca a importância do trabalho dos artistas para contagiar as pessoas e contribuir com a transformação social. No vídeo, que apresenta a intenção de oração mensal do Papa, Francisco destaca que “as artes expressam a beleza da fé e proclamam a mensagem da grandeza da criação de Deus”. Segundo ele, “quando admiramos uma obra de arte ou uma maravilha da natureza, descobrimos como cada coisa nos fala d’Ele e de seu amor”, afirmou.

Além de ressaltar o valor da obra criadora de Deus, as imagens do vídeo transmitem a tranquilidade de uma paisagem e o fervor de uma bailarina em meio à cidade, faz-se um claro chamado ao comprometimento com o cuidado e a proteção desse legado. Em setembro de 2016, no Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, o Papa propôs a todos os fiéis a renovação da adesão pessoal à própria vocação de custodiá-la.

“[…] quando admiramos uma obra de arte ou uma maravilha da natureza, descobrimos como cada coisa nos fala d’Ele e de seu amor”

Papa Francisco

“Quanto bem faz à alma a alegria dos artistas em um mundo às vezes triste e obscuro”, enfatizou Francisco. “Peçamos pelos artistas de nosso tempo, para que, por meio das obras de sua criatividade, ajudem-nos a descobrir a beleza da criação”, conclui o vídeo.

“Já faz um tempo, o Papa referiu-se ao valor dos artistas quando afirmou: ‘o artista é o testemunho do invisível, e a obra de arte é a prova mais forte de que a encarnação é possível’ e que o papel do poeta, do artista, é contrastar a cultura do descarte e evangelizar”, recordou o padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).

As intenções de oração são confiadas mensalmente à Rede Mundial de Oração do Papa. A série O Vídeo do Papa é produzido pela La Machi Comunicação para Boas Causas com o apoio da Companhia de Jesus, IndigoMusic, GettyImagesLatam e a colaboração do Centro Televisivo Vaticano. Tem também como parceiro de mídia a Aleteia. Desde seu lançamento em janeiro de 2016, a série teve mais de 14 milhões de visualizações em suas redes próprias.

Assista ao vídeo de agosto:

Fonte: La Machi