Professor da PUC-Rio toma posse na Academia Brasileira de Odontologia

Ricardo Fischer é diretor do Instituto de Odontologia da universidade jesuíta

Dr. Ricardo Fischer (centro) recebe medalha e diploma das mãos do presidente da Academia Brasileira de Odontologia, Dr. Roberto Viana, e do padrinho, Dr. Henrique Pereira

Em cerimônia realizada no auditório do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, o diretor do Instituto de odontologia da PUC-Rio (IOPUC), professor Ricardo Guimaraes Fischer, tomou posse na Academia Brasileira de Odontologia, no qual passa a ocupar a cadeira de número 60.

Especializado em Periodontia, Fischer preside o IOPUC desde 1998, ano em que ingressou na universidade, e leciona nos cursos de especialização do Instituto, atuando também como coordenador.

Fundada em 25 de outubro de 1949, a Academia de Odontologia, de acordo com seu estatuto, tem por finalidade a filosofia da cultura odontológica, bem como colaborar com os governos federal, estaduais e municipais de todas as unidades federativas do país e autoridades constituídas, no que se referir à saúde bucal dos brasileiros. Objetiva, ainda, contribuir para o desenvolvimento e o progresso da odontologia, em geral, saúde pública e das ciências correlatas, e propugnar junto aos poderes do Estado, das entidades representativas da odontologia, o estabelecimento de condições que permitam atender à população, em especial à carente – visando à prevenção e ao tratamento das doenças do sistema estomatognático e suas implicações no funcionamento saudável do corpo humano.

A academia é um dos cinco membros das entidades da cúpula odontológica brasileira e a única academia brasileira que tem, em seu quadro, representantes de todos os estados da Federação.

Sobre o professor

Ricardo Fischer possui graduação em Odontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), mestrado e doutorado em Periodontia pela Lund University, Suécia (1990 e 1993). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Periodontologia (Sobrape). É professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, diretor da FOUerj e diretor do IOPUC. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Periodontia, atuando principalmente em epidemiologia das doenças periodontais, etiopatogenia das doenças periodontais, tratamento das doenças periodontais e periodontia médica.

 

Fonte: PUC-Rio (Rio de Janeiro/RJ)

Foto: Divulgação AcBO