Unicap promove curso Ganhando Asas

Projeto de extensão proporciona inclusão de jovens com Síndrome de Down

Integrantes da equipe que ministrará o curso Ganhando Asas

A Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) abriu inscrições para o curso de extensão Ganhando Asas por meio da Comunicação e da Arte. Serão 15 vagas para jovens acima de 18 anos com Síndrome de Down ou com outros tipos de deficiências intelectuais. O curso tem uma proposta interdisciplinar com cinco módulos: Foto e Vídeo, Jogos Digitais, Produção Publicitária, Jornalismo Web e Música.

As aulas serão ministradas por professores da própria Unicap. A coordenadora do curso, professora Renata Victor, explica que a iniciativa tem o objetivo de promover a inclusão. “Muitos jovens não têm mais faixa etária que se enquadre nas escolas regulares. Por isso, esse curso é uma maneira de incluirmos de forma mais ampla, abrindo as portas do ambiente universitário. A grade interdisciplinar é uma maneira de provocar mais estímulos para eles.”

Renata conta ainda que o projeto vai ter o acompanhamento da psicopedagoga Flávia Ferraz, que atua no Colégio Apoio. Haverá ainda dois auxiliares, Karina Medeiros e Mirtes Suann, para acompanhar os alunos nas movimentações dentro do campus da universidade. “Vai ser um aprendizado muito grande para todos nós que vamos lidar com diferenças”, conta a coordenadora. Integrarão a equipe mais doze estudantes da Unicap, provenientes dos cursos envolvidos no projeto, que trabalharão como voluntários.

Os alunos irão desenvolver as atividades em tablets e câmeras fotográficas fornecidas por organizações parceiras da universidade, como a E-Brasil, de geração de energia elétrica, e a Regra 3, empresa de projetos sociais. Juntas, as instituições vão selecionar cinco inscritos para receber bolsas de 50%.

Fonte: Universidade Católica de Pernambuco (Recife/PE)