Colégio Antônio Vieira promove debate sobre o SUS

Estudantes puderam conhecer melhor o sistema e refletir sobre possíveis melhorias

A formação de pessoas conscientes e capazes de intervir na sociedade se consolida por meio de diversas ações, entre elas a discussão sobre assuntos importantes que têm mobilizado a opinião pública na atualidade. Diante disso, o Colégio Antônio Vieira promoveu um debate sobre o funcionamento do SUS (Sistema Único de Saúde), no dia 12 de julho. A iniciativa foi do Núcleo Acadêmico de Incentivo ao Conhecimento (NAIC) e contou com a presença de professores, convidados e alunos do Ensino Médio.

Participaram da mesa redonda os médicos Ronaldo Ribeiro e Humberto Luciano, além do ex-aluno vieirense que cursa medicina na USP (Universidade de São Paulo), Thiago Landim. Eles tiveram a oportunidade de trazer as suas experiências e interagir com os alunos por meio dos questionamentos feitos durante o evento. “É importante que as pessoas entendam a realidade do SUS. Claro que há pontos negativos como em todo segmento, mas ele também cumpre um papel muito significativo no funcionamento da sociedade”, destacou o doutor Humberto.

Os estudantes puderam conhecer melhor o SUS e debater sobre possíveis melhorias para o sistema. “Discutir um tema relacionado à saúde, para nós, alunos do ensino médio, é bastante válido, porque nos ajuda a refletir sobre a área”, pontuou a aluna e integrante do NAIC, Mariana Bastos. O estudante Tomaz Mattedi avaliou a mesa redonda como uma iniciativa relevante para toda a comunidade educativa do Vieira. “Vimos, por meio de alguns casos clínicos, como o sistema funciona e isso desmitificou algumas conclusões negativas que tínhamos”, ressaltou ele.

Os professores do Vieira apoiaram a mobilização dos estudantes na promoção de um evento voltado à discussão de um tema tão importante para a sociedade atual. “É fundamental dar espaço a esse protagonismo dos nossos alunos, algo que já é presente nos vários núcleos do colégio. Além disso, o tema foi de extrema relevância e a discussão bastante esclarecedora”, destacou o orientador do NAIC e professor de Química do Vieira, João Castro.

 

Fonte: Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA)