Fé e Vida são tema de encontro promovido pelo OLMA e CCB

Diálogos em Construção abordou a importância de viver a espiritualidade encarnada

No dia 29 de julho, o encontro Diálogos em Construção trouxe como tema a Espiritualidade Encarnada na História e a Experiência das Comunidades Locais. O seminário aconteceu no Centro Cultural de Brasília (CCB) e integrou as atividades da Semana Inaciana, que celebra o fundador da Companhia de Jesus, Santo Inácio de Loyola.

“O objetivo deste Diálogos em Construção foi conhecer as várias experiências de espiritualidade na vida concreta de comunidades de fé ligadas aos jesuítas, em Brasília (DF). A ideia era que o tema da espiritualidade fosse explorado a partir de uma provocação teológica mais geral, mas, principalmente, centrado na experiência das pequenas comunidades que tentam responder à luz da fé, graves desafios sociais, existenciais e políticos da atualidade”, afirmou Guilherme Delgado, um dos organizadores do evento.

Para orientar a reflexão, o convidado foi o biblista e monge beneditino Paulo Ueti. No encontro, houve ainda a participação de representantes das Comunidades de Vida Cristã (CVX), do Grupo de Diversidade Cristã e do Grupo de Reflexão Bíblica, todos ligados ao Centro Cultural de Brasília.

O evento, promovido pelo OLMA (Observatório Socioambiental Dom Luciano Mendes de Almeida), em parceria com o CCB, acontece sempre no último sábado de cada mês. O encontro reúne especialistas que são convidados a falar sobre um tema que mexe com a vida política ou cultural do brasileiro. “Nessa edição, por causa do Dia de Santo Inácio de Loyola, celebrado em 31 de julho, e em sintonia com os demais grupos inspirados na vida de Inácio, o seminário buscou lembrar que a espiritualidade cristã pressupõe a atuação concreta na vida social”, comentou o padre Thierry Linard, coordenador do Diálogos em Construção.

 

Fonte: Centro Cultural de Brasília (Brasília/DF)