Abertura da 2ª Assembleia da Província dos Jesuítas do Brasil


Hoje (25), a Província dos Jesuítas do Brasil – BRA deu início a sua 2ª Assembleia. O encontro, que reúne mais de 340 jesuítas de diversas partes do país, na Casa de Retiros Vila Kostka, em Itaici (Indaiatuba/SP), será realizado até a próxima quinta-feira (27).

Na abertura da Assembleia, o provincial, padre João Renato Eidt, agradeceu a presença de todos e pediu: “que os próximos dias do encontro sejam uma oportunidade de nos conhecermos, mas também um momento de tomarmos consciência de tudo o que é feito como corpo apostólico no Brasil”.

Segundo Ir. Eudson Ramos, sócio da Província BRA, esse é um momento de grande alegria para a Companhia de Jesus no Brasil. “Essa é uma Assembleia que celebra toda a caminhada da Província nesses quase três primeiros anos de sua existência”, afirma.

Durante a Assembleia, serão realizadas três conferências que abordarão temas referentes à Companhia universal, sua atuação na América Latina, além da presença da Igreja na Amazônia. Nesta terça-feira (25), a palestra A Companhia de Jesus: Vida e Missão será apresentada pelo assistente regional para a América Latina Meridional da Companhia de Jesus, padre Claudio Paul.

Na quarta-feira (26), na parte da manhã, o presidente da CPAL (Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina), padre Roberto Jaramillo, apresentará o tema A Companhia de Jesus na América Latina: novo modelo de trabalho. Na parte da tarde, o arcebispo de Porto Velho (RO), dom Roque Paloschi, falará sobre A Igreja no Brasil na perspectiva da Amazônia.

Além das conferências, a Assembleia proporcionará momentos de convivência entre os jesuítas. “Vamos ter partilhas em grupos, no qual cada um poderá compartilhar suas experiências pessoais. Teremos ainda a apresentação do resultado da pesquisa de avaliação sobre os três anos de Província. Esse questionário foi respondido por jesuítas, pessoalmente e nas residências, e por colaboradores. Depois, todo material será enviado para a Cúria Geral”, conta Ir. Eudson.

Para o sócio, além dos assuntos que serão tratados durante os próximos dias, a Assembleia será um momento importante de encontro, pois reunirá dois terços dos jesuítas da Província BRA. “Muitos jesuítas não se conhecem e esse será o momento de se conhecerem, principalmente os que estão entrando agora na Companhia com os mais experientes, vamos ter seis jesuítas acima dos 90 anos de idade. Será um encontro de gerações também! Aquilo que é a riqueza e a diversidade da Província no Brasil, vai ser também a oportunidade que diversas gerações têm de se encontrar, esse será um dos principais motivos de celebração da Assembleia”, conclui o jesuíta.

Nesse importante momento para a Companhia de Jesus no Brasil, os jesuítas pedem a oração de todos para que o encontro seja guiado e abençoado por Deus! Estamos unidos em oração!

Logotipo da Assembleia

Os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul (interior de São Paulo), e a realização da 36ª Congregação Geral da Companhia de Jesus, no ano passado, foram fundamentais para inspirar o desenvolvimento do logotipo da 2ª Assembleia da Província dos Jesuítas do Brasil. A imagem mantém as cores e as ondas que marcaram a identidade visual da 36ª CG, tendo sobre elas a imagem da padroeira do Brasil.