Unisinos inaugura laboratório de fabricação digital

O Fab Lab poderá ser usado por alunos e não alunos da universidade jesuíta

Fab Lab é um laboratório de fabricação digital vinculado à rede mundial Fab Lab, iniciada no MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts), nos Estados Unidos (EUA). Por vocação, os Fab Lab’s se ocupam do desenvolvimento de produtos concebidos conjuntamente com empresas, startups, profissionais autônomos e makers. No dia 8 de julho, durante a 8ª edição do Junção Makers, a Unisinos inaugurou seu Fab Lab.

O evento aconteceu em Porto Alegre (RS) e reuniu iniciativas de produtores que elevaram seus projetos pessoais a pequenos empreendimentos. Com sede no Campus Porto Alegre, o Fab lab (laboratório de fabricação) será um espaço criativo, conforme descreve o professor André Marques, coordenador da graduação em Design de Produto: “A ideia é que consista em um ambiente de experiências aberto à Universidade, em primeiro lugar, mas também às pessoas de fora da Instituição. Ele poderá ser usado por alunos durante todas as tardes e pela comunidade em geral nas sextas-feiras à tarde”.

Inicialmente, o Fab Lab integrará os seguintes espaços: Laboratório de Modelos e Protótipos e Biblioteca de Materiais I-Matéria. Para usar a estrutura desses locais (qualquer pessoa pode, independentemente de curso ou área de atuação), não será preciso pagar mensalidade, como habitualmente ocorre em Fab Labs comerciais. E isso valerá para todos, estudantes da Unisinos ou não.

As únicas possíveis despesas serão com o material. Dependendo do tipo de insumo necessário para o projeto, a própria Instituição poderá viabilizá-lo, sem custo algum. Entretanto, em casos específicos, que demandem itens de difícil acesso ou impliquem no uso de tecnologias patenteadas, será preciso orçá-lo à parte. Se preferir, o usuário poderá levar a matéria-prima de casa. “Se a pessoa quiser ‘botar a mão na massa’ e aprender a operar os equipamentos, ela terá de passar por uma capacitação para ter acesso a um passaporte que lhe dará esse direito. Se quiser apenas testar uma ou outra tecnologia, fazer uso esporádico do espaço, nem precisará dessa habilitação, pois sempre haverá um laboratorista para supervisioná-la. Em ambos os casos, não é necessário ter conhecimentos prévios”, comenta André.

O professor destaca que o Fab Lab colocará as ferramentas à disposição do público, mas não funcionará como um prestador de serviços. “A pessoa construirá junto. Ao contrário de aprovar um orçamento e aguardar a entrega do produto, ela irá ao laboratório e desenvolverá por conta própria. Será uma criação coletiva, não uma terceirização”, compara.

Além desses espaços, o Fab Lab também contará com um núcleo criativo: a agência experimental dos cursos de Design e Design de Produto, que fará projetos e ações para demandas internas e externas à Universidade.

 

Estrutura

Quem tiver dúvidas sobre o insumo ideal para seu projeto poderá começar por uma visita à Biblioteca I-Matéria. Lá, encontrará um mini museu de peças e descobrirá do que e como elas foram feitas. Além disso, terá a chance de sentir, tocar e mesmo cheirar o produto – uma experiência sensorial importante quando se trabalha com criação.

No Laboratório de Modelos e Protótipos, terá acesso a equipamentos como scanners, plotters, microscópio digital USB, impressoras tridimensionais, máquinas de corte a laser, vaccum forming e componentes eletrônicos (arduino, lilypad, sensores etc.), bem como a ferramentas para trabalhos manuais, como serras, lixadeiras, instrumentos de furação e pintura. Tudo à disposição do maker.

 

Inauguração

A Unisinos entrou recentemente para a Rede Fab Lab Brasil, mas não é de hoje que os laboratórios da Instituição estão abertos à comunidade. “Com a ampliação do Campus Porto Alegre e a reestruturação dos prédios, encontramos a oportunidade de efetivamente colocar essa operação em prática”, conta o professor.

Essa nova fase da estrutura de laboratórios foi celebrada com a inauguração oficial no Junção Makers. Saiba mais em: http://bit.ly/2uGDIHv

E para mais informações sobre o Fab Lab ou para agendar uma visita, entre em contato pelo e-mail fablab@unisinos.br.

 

Fonte: Unisinos (Porto Alegre/RS)