República Dominicana é sede de Conferência de Educação

Delegado para a Educação da Província BRA foi um dos participantes do encontro

De 21 a 25 de junho, representantes da FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus) e da Rede de Colégios Jesuítas da América do Norte (Jesuit Schools Network – JSN) participaram de uma Conferência Conjunta, na República Dominicana. O encontro teve como o objetivo possibilitar avanços na formulação de iniciativas e ações comuns que permitam impactar a educação em todo o continente americano.

Dois jesuítas representaram o Brasil na Conferência: o delegado para a Educação Básica da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA, padre Mário Sündermann, e o diretor geral do Colégio dos Jesuítas (MG), padre Sérgio Eduardo Mariucci (foto).

Motivados pelo tema FLACSI-JSN: Juntos com uma só Missão, os participantes exploraram cenários de colaboração e definiram uma agenda comum de trabalho. “Trabalhar juntos, em rede, produzirá maior impacto, em termos regionais e nacionais, e nos unirá como continente. Para a FLACSI, isso tem sido muito importante porque é a maneira como podemos atuar mais significativamente em temas nos quais todos estamos implicados e sobre os quais temos uma grande responsabilidade”, afirmou o presidente da FLACSI, padre Hugo Moreno.

Entre os temas trabalhados na Conferência Conjunta, destacaram-se a Promoção da Identidade da Proposta Educativa da Companhia de Jesus, a Formação para a Liderança, reflexões sobre os elementos centrais de nossos Programas de Intercâmbio, além do desenvolvimento de ações conjuntas dos colégios jesuítas no continente americano para promover a justiça social, a consciência ecológica e a solidariedade com os migrantes. “O alcance do trabalho conjunto entre nossas duas redes pode ir desde o intercâmbio de experiências significativas até comunicar permanentemente o que se está fazendo em cada uma de nossas Províncias, passando pela Liderança Inaciana e as oportunidades de conhecimento e interação. Nossa agenda é a agenda de Jesus e a agenda de trabalho da Igreja”, destacou o presidente da JSN, padre Bill Muller.

Com experiências como a da Conferência Conjunta, os jesuítas esperam seguir contribuindo para o crescimento e a consolidação do trabalho dos colégios em rede, fortalecendo o reconhecimento das diversas obras da Companhia de Jesus como corpo apostólico universal. “O idioma não tem limitado o trabalho conjunto das duas redes em construir pontes. Assim como nos unimos, nos projetamos e criamos consciência de fazer parte e de contribuir com esta rede global de educação mantida pela Companhia de Jesus”, comentou Felipe Carrillo, secretário executivo da FLACSI.

Padre Sérgio Eduardo Mariucci partilhou que, “passados dez anos do último encontro com essas características, foram dados passos importantes para maior intercâmbio de informações e experiências entre os colégios, ampliando a consciência de que o trabalho em rede potencializa o que é bem realizado em âmbito local”.

 

Fonte: Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG)