Pe. Contieri fala sobre o Centro de Serviço para a Colaboração, Fé e Espiritualidade


No dia 11 de junho, uma celebração eucarística marcou a inauguração do Centro de Serviço para a Colaboração, Fé e Espiritualidade da Companhia de Jesus no Brasil

Em junho, a Companhia de Jesus no Brasil inaugurou o seu Centro de Serviço para a Colaboração, Fé e Espiritualidade, localizado em Campinas (SP). Em entrevista ao Portal Jesuítas Brasil, o padre Carlos Alberto Contieri, secretário para a Colaboração com Outros, Fé e Espiritualidade da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA, nos conta um pouco sobre a atuação desse novo espaço.

 

Qual será o papel do Centro de Serviço para a Colaboração, Fé e Espiritualidade?

O Centro de Serviço para a Colaboração, Fé e Espiritualidade é parte da Rede Inaciana para a Colaboração, Fé e Espiritualidade. Trata-se de um Centro de serviço para toda a Província BRA, cuja finalidade é a ajuda na articulação e integração de dimensões transversais de nossa missão: colaboração com outros e a experiência transformadora da fé por meio dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

A localização, em Campinas, foi pensada devido à disponibilidade do imóvel e a facilidade de acesso de pessoas de todas as partes do Brasil. O Centro, sob a coordenação do Secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade, é composto por três grupos que trabalharão de modo integrado: uma equipe residente, inicialmente serão cinco jesuítas; um Conselho do Secretário; e um Conselho ampliado, integrado por representantes de cada Plataforma e outras presenças apostólicas da Companhia de Jesus no Brasil.

 

Qual a importância da criação do Centro para a Companhia de Jesus?

Tendo presente as dimensões transversais de nossa missão, o Centro de Serviço será uma ajuda a toda a BRA no sentido de realizarmos nossa missão de modo integrado e articulado, a fim de promovermos uma verdadeira comunicação de bens (cf. EE., 231).

 

Quais atividades serão desenvolvidas a partir desse novo espaço?

As atividades desenvolvidas pelo Centro serão voltadas para todos aqueles que se identificam com a Espiritualidade Inaciana. Abaixo, elenco algumas delas:

  1. Revista Itaici, publicação de Espiritualidade Inaciana.

 

  1. Aos poucos, ajudar a distribuir jesuítas e colaboradores para aplicar os Exercícios Espirituais nas quatro casas de retiro da BRA [confira abaixo] e contribuir na capacitação de pessoas para aplicar os EE. Além disso, ajudar os diretores dessas casas para que possam avançar, tendo em conta as diferenças e demandas regionais, em uma programação anual homogênea.

 

  1. CAP (Curso de Capacitação para Orientadores e Acompanhantes de EE).

 

  1. ECOE (Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual).

 

  1. Formação: trata-se de pensar e propor um programa comum de formação para jesuítas e colaboradores, sobretudo, nas áreas da Teologia e da Espiritualidade, sem excluir outras possibilidades que venham a surgir como necessárias para o bom desempenho da missão.

 

  1. Preparação de subsídios para os retiros quaresmal e do advento.

 

  1. Estudo das Fontes inacianas – trata-se de propor um roteiro para o estudo de nossas Fontes de modo a servir tanto para a reflexão pessoal como para as nossas reuniões comunitárias.

 

CASAS DE RETIROS DA BRA

CECREI (Centro de Eventos Cristo Rei)

Local São Leopoldo (RS)

Tel.: (51) 3081-4200

Site www.cecrei.org.br

 

Casa de Retiros Vila Kostka – Itaici

Local Indaiatuba (SP)

Tel.: (19) 2107-8500

Site www.itaici.org.br

 

Casa de Retiros Sagrado Coração de Jesus

Local Baturité (CE)

Tel.: (85) 3347-0362

Site mosteirodosjesuitas.com.br

 

Casa de Retiros e Formação Ir. Vicente Cañas

Local Manaus (AM)

Tel.: [92] 3582-0721

E-mail casaderetirojesuitas@gmail.com

 

Quer saber mais sobre a Espiritualidade Inaciana? Clique aqui e acesse a seção Espiritualidade do Portal Jesuítas Brasil.