Aluno da Unicap representa o Brasil em evento internacional de tecnologia

Estudante se destacou com aplicativo que ajuda a combater o mosquito Aedes aegypti

O aluno Jeovani Cipriano, do 1° período do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), participou de uma feira internacional de tecnologia, em Assunção (Paraguai), no dia 26 de junho. Na ocasião, o jovem, que representou o estado de Pernambuco e o Brasil no evento, apresentou seu aplicativo Caça ao Aedes em Jardim Brasil, que ajuda a população a denunciar focos do mosquito Aedes aegypti.

O app, disponível para os sistemas Android e iOS, vem fazendo sucesso na luta contra as arboviroses – doenças transmitidas por insetos. A plataforma conta com um sistema de rastreamento dos focos por meio do GPS que está incorporado ao aplicativo. Com os dados das denúncias, o estudante repassa as informações para a Secretaria de Saúde de cada município para que o problema seja sanado em até cinco dias úteis. Os usuários também têm acesso a outras informações sobre como evitar a proliferação do Aedes que transmite dengue, chikungunya e o zika vírus.

Reconhecimento

A iniciativa de Jeovani e seus colegas foi reconhecida pelos governos municipal, estadual e federal. No mês de janeiro, o grupo foi convidado para participar de uma audiência no Ministério da Saúde. “Iniciativas como essa contribuem para destacar o quanto somos responsáveis pelo combate ao mosquito. O aplicativo se destaca como uma ferramenta de suma importância por ser elemento de divulgação e levantamentos de dados”, ressalta o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em carta enviada ao estudante.

O projeto foi levado ao público durante três dias na Feira Ciência Jovem, em novembro de 2016. Os estudantes saíram vitoriosos na competição com outros cerca de 274 projetos do Brasil e do mundo. Como prêmio, ganharam credenciais para representar o país na feira internacional que aconteceu no Paraguai. O grupo foi ainda convidado para participar de uma feira nacional, que reunirá projetos na luta contra o Aedes. O evento acontecerá em meados de 2018, no Ministério da Saúde, em Brasília (DF).

Fonte: Unicap (Recife/PE)