Em vídeo, papa pede pelos cristãos afastados da fé

Intenções do mês de julho foram divulgadas na série O Vídeo do Papa

Em julho, o tema da série O Vídeo do Papa, da Rede Mundial de Oração, é as pessoas que se afastaram da fé cristã. O Santo Padre, por meio do vídeo, nos invoca a não esquecer aqueles cristãos que se afastaram da fé. “Peçamos por nossos irmãos que se afastaram da fé, para que, através da nossa oração e testemunho evangélico, possam redescobrir a beleza da vida cristã”, exorta Francisco no vídeo. “Nesses momentos não podemos deixá-los sozinhos. Devemos oferecer-lhes a esperança cristã com a palavra, mas, principalmente, com nosso testemunho, com nossa liberdade, com nossa alegria”, acrescentou.

O Pontífice enfatizou a importância de transmitir alegria como um modo de acompanhar as pessoas que, por qualquer circunstância, se afastaram da mensagem do Evangelho e dos ensinamentos de Cristo. Para ressaltar seu pedido, o Papa assegura que a tristeza em um cristão é um sinal evidente de que se afastou de Jesus e que a nossa alegria é Cristo, que seu amor é fiel e inesgotável.

“Peçamos por nossos irmãos que se afastaram da fé, para que, através da nossa oração e testemunho evangélico, possam redescobrir a beleza da vida cristã”

Papa Francisco

Com mais de 2,2 bilhões de cristãos ao redor do mundo, Francisco se propôs a ir além da realidade concreta da Igreja Católica e voltou a chamar a atenção para acompanhar aqueles que possam estar passando por uma crise na fé. Entre alguns de seus pedidos, o Papa também pediu para oferecer um caminho de esperança por meio do próprio testemunho e do exercício da liberdade.

A preocupação manifestada pelo Papa não é de hoje. Em 2013, em sua encíclica Lumen Fidei, prolongando o trabalho do Papa Bento XVI, Francisco alertou sobre os perigos da perda da fé. “Urge recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois, quando a sua chama se apaga, todas as outras luzes acabam também por perder o seu vigor”, afirma no início do documento.

No Evangelho de São João, Jesus disse: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas” (Jo12,46). A fé em Jesus Cristo tem a capacidade de iluminar toda nossa existência. É como uma “luz no caminho” que nos conduz até os verdes pastos e, ainda no meio das dificuldades, transborda a nossa taça de alegria (Salmo 22/23), comentou o padre Frédéric Fornos, diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, formado pelo Apostolado da Oração (AO) e pelo Movimento Eucarístico Jovem (MEJ).

Assista o vídeo de julho:

 

Fonte: La Machi