Pateo do Collegio promoverá evento de música sacra

I Studium de Música Sacra: Canto Gregoriano e Órgão tem inscrições gratuitas

Nos dias 28, 29 e 30 de julho, a música sacra vai se espalhar por quatro cidades do estado de São Paulo (Campinas, São Paulo, Valinhos e Vinhedo). O Pateo do Collegio, em parceria com a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e o Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas (CEMULC), promoverá o I Studium de Música Sacra: Canto Gregoriano e Órgão, que trará ao Brasil dois especialistas em Música Sacra de renome internacional: monsenhor Marcos Pavan, magister puerorum, maestro dos ‘meninos cantores’, da Cappella Musicale Pontificia ‘Sistina’, e Josep Solé Coll, organista titular da Basílica de São Pedro, ambas no Vaticano.

Os encontros têm como objetivo estimular uma reflexão a respeito do papel do canto gregoriano e do órgão, sobretudo em seu âmbito litúrgico, musical, pastoral e estético, cinquenta anos após a promulgação da Instrução ‘Musicam Sacram’ do Concílio Ecumênico Vaticano II. Os estudos pretendem refletir sobre o fenômeno musical, sempre presente na história da Igreja; discutir a mudança paradigmática na música sacra, desde o período da promulgação da Instrução em 1967; recuperar parte do patrimônio musical da Igreja, em particular, o canto gregoriano e o órgão, em diálogo com a cultura contemporânea; e estimular a urgente necessidade de uma sólida formação dos diversos ministérios litúrgico-musicais.

Para participar é preciso ter, no mínimo, 15 anos. Animadores de canto, cantores, compositores, estudantes de história, instrumentistas, liturgistas, musicistas, organistas, regentes, religiosos e religiosas, sacerdotes, seminaristas e quaisquer demais interessados em música sacra são incentivados a se inscrever para os três dias de estudo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.puc-campinas.edu.br. Os participantes receberão certificados emitidos pela PUC-Campinas.

 

Fonte: Pateo do Collegio (São Paulo/SP)