Alunos do Colégio Catarinense são selecionados para intercâmbio

Estudantes participarão de experiências internacionais na Alemanha

Boas surpresas chegaram ao Colégio Catarinense, em Florianópolis (SC). Laura Canello Resener e Vicenzo Albiero Dallazen, alunos do Ensino Médio, foram selecionados para realizar um intercâmbio na Alemanha. Os dois receberam certificados das instituições que promovem os concursos e projetos para os intercambistas.

Laura, aluna da 2ª Série do Ensino Médio, participou do Concurso Blichwechselum, promovido pelo programa Escolas, uma parceria para o Futuro (PASCH) e coordenado pelo Instituto Goethe, em cooperação com o Youth For Understanding (Yfu). A aluna ganhou uma bolsa integral para estudar na cidade de Lohn, na Alemanha, onde poderá frequentar a escola regular do país por um ano e ficar hospedada na casa de uma família.

Para participar do concurso, Laura apresentou um trabalho sobre a obra de padre Vilson Groh, desenvolvido com crianças carentes em Florianópolis. A estudante, que assiste aulas de língua alemã no Catarinense há um ano, ficou surpresa com o resultado e com a oportunidade de realizar um grande sonho. “Eu sempre quis estudar fora, viver novas experiências. Acho que vai ser muito bom”, afirmou a estudante que viajará no mês de agosto.

Vicenzo, aluno da 1ª Série do Ensino Médio, também está feliz com a sua conquista. Ele participou do Programa JUKUs e ganhou uma bolsa para realizar um curso, com duração de três semanas, na Alemanha. O concurso foi aberto a estudantes do mundo inteiro que estudam em escolas parceiras do PASCH. Para participar, Vicenzo, estudante de língua alemã desde 2014, enviou documentos escolares para apreciação do Instituto Goethe, como histórico escolar, atividades extraclasse e projetos realizados no Colégio. “Eu acho que será uma experiência incrível! Conhecer novas culturas e falar alemão o tempo todo será um grande aprendizado”, contou.

Em sua missão de disseminar o conhecimento da cultura e língua alemã por todo o mundo, um dos principais programas do PASCH é o JUKUs – Jugendkurse in Deutschland, que leva alunos para a Alemanha duas vezes por ano: em janeiro e julho. Desde 2008, mais de 300 jovens do Brasil já foram para o país pelo programa. Lá, além de frequentarem diariamente aulas no Goethe-Institut de sua cidade de destino e programas culturais aos fins de semana, eles têm contato com jovens de todo o mundo.

O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha que promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional. Para participar do programa de intercâmbio, seguem as dicas da equipe PASCH: ter participação ativa nas aulas de língua alemã, ter boas notas e manter bom relacionamento com os colegas e professores.

 

Fonte: Colégio Catarinense (Florianópolis/SC)