Aluna do Colégio São Luís ganha concurso da FLACSI

Com o tema Somos Hermanos, estudantes refletiram sobre a temática dos refugiados

Para lembrar o Dia Mundial dos Refugiados, em 20 de junho, a FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus) convidou os colégios da rede a participarem do concurso do Instagram #Somos Hermanos (somos irmãos), postando um vídeo com uma música ou verso contendo uma mensagem de hospitalidade aos refugiados.

Com 619 curtidas em sua postagem, a aluna do Colégio São Luís (SP) Isabella Lopes, do 9º ano do Ensino Fundamental II, foi a vencedora do concurso e trouxe o título à escola. Ela cantou acompanhada de sua irmã um rap de sua autoria:

Tantos refugiados

Vivem por aí largados

Por muitos ignorados

Como se não fossem nada

E aí?

É difícil sua jornada

Sem comida, água e casa

Eles são humanos também

Não são beneficiados

Muito menos respeitados

Entenda, humanidade:

Somos todos irmãos refugiados

Além de Isabella, outros alunos da instituição participaram do concurso. Entretanto, toda a turma se envolveu na reflexão sobre o tema, incentivados pelas professoras Marta Pinho, de Análise Linguística, e Roberta Mouta, de Geografia. “A proposta da FLACSI casou discussões em classe sobre a União Europeia e as políticas de imigração, tema que esteve em evidência com as eleições na França e também no Brasil, com a recente aprovação da nova lei de migração”, comenta Roberta.

Nas aulas de Análise Linguística, os alunos estudaram o gênero dos quadrinhos e como ele aborda a questão dos refugiados. “O eixo condutor do 9º ano são os Direitos Humanos, então vários conteúdos tangenciam o tema”, diz Roberta.

Os alunos das outras unidades da Rede Jesuíta de Educação – RJE também participaram do concurso. Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Diocesano (PI), Raian Castelo Branco e Maria Clara Santana, conquistaram o segundo lugar na competição. Clique aqui e saiba mais.

 

Fonte: Colégio São Luís (São Paulo/SP)