Movimento Eucarístico Jovem comemora 102 anos

MEJ trabalha em conjunto para manter a chama da oração acesa nos jovens

O Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) celebra, nesse ano, 102 anos de existência. O grupo que nasceu como Cruzada Eucarística no Colégio dos Padres Jesuítas de Tívoli, em Bordeux (França), no ano de 1915, se espalhou rapidamente por todo o país e pelo mundo.

No Brasil, o primeiro grupo da Cruzada foi fundado em Itu (SP). Mesmo o Movimento esfriando no país após o Concílio Vaticano II, aos poucos foi ressurgindo com o novo nome dado pelo Papa João XXIII, em 1962: Movimento Eucarístico Jovem.

Hoje, o MEJ conta, no Brasil, com centenas de grupos que reúnem cerca de 12 mil jovens. O Movimento tem como objetivo ensinar as pessoas a viverem ao estilo de Jesus, com base em uma metodologia que envolve a formação de comunidades, a consciência eclesial, a vivência da oração, a Eucaristia do dia a dia, a Palavra de Deus e o discernimento.

Na busca do crescimento humano e espiritual, o MEJ trabalha em conjunto para manter a chama da oração acesa em jovens e pré-adolescentes no Brasil e no mundo. Acreditar e incentivar o potencial desses adolescentes, que passam a integrar o Movimento e trilhar um caminho de fé e de vida cristã, mantém o MEJ fortalecido na construção de um Novo Mundo.

“Celebramos esta data comemorativa agradecendo a Deus pelo bem que tantos jovens estão fazendo à Igreja e à Sociedade com seu engajamento no MEJ. Somos jovens para um mundo novo e queremos ajudar a construir um mundo melhor”, afirma padre Eliomar Ribeiro, diretor nacional do AO-MEJ.

O informativo Em Companhia tem duas edições que contam a história do Movimento e momentos importantes de sua trajetória e de quem faz parte desses 102 anos de missão evangelizadora. Confira nas edições de Outubro/2014 e Outubro/2015.

Fonte: Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)