Centro Loyola da PUC-Rio apresentará manuscrito jesuítico

Documento do século XVIII será apresentado em evento no dia 1º de julho

O Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio promoverá o encontro Café com Arte, no próximo sábado (1º). Apresentado pelo restaurador e conservador Marcelo Lima, o evento terá como tema A Arte do Restauro. Na ocasião, ele contará a história do livro Formulário Médico, um manuscrito raro de 225 páginas, encontrado em 1703, que reúne receitas para a cura de diversas doenças e anotações de cânticos de cura.

As receitas exóticas vão desde clara de ovos com açafrão para a dor de cabeça até gargarejos com caldo de lagartixa para dores na garganta. O livro não tem autor, mas existem evidências de ter sido escrito por jesuítas, pois na Triaga Brasilica, que está nos arquivos da Companhia de Jesus em Roma (Itália), existe uma receita exatamente igual a uma do Formulário Médico, comprovando o compartilhamento de informação entre os jesuítas já que são de tempos distintos.

Atualmente, Marcelo coordena a Seção de Preservação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Durante o mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais na FGV (Fundação Getúlio Vargas), ele escolheu o Formulário Médico como objeto de estudo.

O Café com Arte será realizado na sede do Centro Loyola, no Rio de Janeiro (RJ), e terá início às 9h30 com um café da manhã. Em seguida, acontecerá a palestra sobre o livro e uma pequena exposição de práticas de restauro. O investimento é de R$ 20.

Quer saber mais sobre o livro Formulário Médico? Clique aqui e acesse a 35ª Edição do informativo Em Companhia, que traz uma matéria sobre o achado.

 

Fonte: Centro Loyola de Fé e Cultura (Rio de Janeiro/RJ)