Polo Universitário Santo Inácio é inaugurado no Ceará


Da esq. p/ dir., Pe. Pedro Rubens, Profa. Albanisa Gomes, Francimayre Freire e Prof. Manoel Messias

A qualidade acadêmica de quatro instituições comunitárias reunidas em um parceria inédita no Ceará inaugura o Polo Universitário Santo Inácio, em Fortaleza. A iniciativa reúne a Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), o Colégio Santo Inácio de Fortaleza, o movimento de educação popular Fé e Alegria, e a Unicatólica (Centro Universitário Católica de Quixadá).

O Polo Universitário, que funcionará dentro do Colégio Santo Inácio, oferece duas especializações, nas áreas jurídica ou de educação. A pós-graduação em Direito Administrativo abordará as tendências atuais e busca capacitar profissionais que atuam nos setores público e privado com direito tributário, financeiro, econômico, empresarial e ambiental. Já a especialização em Gestão de Aprendizagem visa desenvolver metodologias criativas e inovadoras com o objetivo de conhecer as bases do funcionamento neurológico humano, auxiliando na compreensão do processo de aprendizado e suas relações.

O reitor da Unicap, padre Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, explica que o Polo é um ponto de encontro que vai reunir o melhor das instituições envolvidas na parceria, podendo oferecer dupla titulação nas especializações e outras modalidades de cursos. Padre Pedro é cearense, de Vazantes, e é o primeiro brasileiro a se tornar presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (FIUC).

“Essa parceria nasce da natureza comum entre essas instituições, bem como do compromisso com a qualidade, com a formação integral e humanística, e com a responsabilidade social”

Pe. Padre Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, reitor da Unicap e presidente da FIUC e da ABRUC

“Diante de um mundo de concorrência entre instituições, apostamos na parceria. Em tempos de crises, apostamos na qualificação profissional e no investimento nas pessoas. Essa parceria nasce da natureza comum entre essas instituições, bem como do compromisso com a qualidade, com a formação integral e humanística, e com a responsabilidade social”, afirma o jesuíta que também é presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC).

O reitor da Unicatólica, Prof. Manoel Messias de Sousa, assegura que o Polo de Pós-graduação, objeto da parceria entre as instituições, será uma nova fase na consolidação de um amplo projeto de colaboração e ação compartilhada no âmbito da formação profissional no Ceará.

A diretora do Colégio Santo Inácio, Albanisa Gomes, destaca que o compromisso com a formação de excelência, fundamentada por valores e competências que diferenciam o profissional no seu espaço de atuação é o elemento mais importante que une as instituições em um projeto inovador. “Esse currículo atende os desafios da contemporaneidade e oportunizará aos profissionais o desenvolvimento de habilidades exigidas para uma atuação de sucesso. Não tenho dúvidas que nasce, no seio de Fortaleza, a oportunidade de ser e fazer diferente”, frisa.

Em julho, as inscrições para as especializações oferecidas pelo Polo Universitário Santo Inácio poderão ser feitas no site www.polosantoinacio.edu.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3066-3000.

 

Fonte: Colégio Santo Inácio (Fortaleza/CE)