ETE FMC colhe os frutos do programa Horta Orgânica

Alunos organizaram uma banca com os produtos e valor arrecado será destinado a projeto social

Em 2017, a ETE FMC (Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa) está promovendo diversas ações de sustentabilidade, que têm como lema Pense Verde. Pense ETE. Uma das iniciativas foi a Semana do Meio Ambiente que está alinhada ao tema da Campanha da Fraternidade Cultivar e guardar a criação. Os alunos celebraram o primeiro resultado da ação com a colheita da horta orgânica da escola.

O professor Eduardo Ribeiro, orientador do projeto, conta que foram colhidas diversas hortaliças cultivadas sem o aditivo de agrotóxicos, garantindo alimentos com maior valor nutritivo, sem prejuízo à saúde e sem agressões ao solo e às águas.

A fartura da colheita foi tanta que o Grêmio Estudantil (GEETE) montou uma banca com os produtos, sugeriram valores para as hortaliças e disponibilizaram uma caixa para que as pessoas depositassem o dinheiro e retirassem seu troco, caso necessário. A proposta da venda busca também conscientizar os estudantes sobre a honestidade nas atitudes cotidianas.

Todo valor arrecado será destinado ao Programa de Apoio ao Estudante Bolsista – um projeto que oferece auxílio de alimentação e transporte a alunos carentes, desenvolvido pelo setor de Assistência Social e pela Associação de Antigos Alunos (ASIA ETE FMC).

O projeto da Horta Orgânica, implementado por meio da disciplina transversal Atividades Práticas Programadas, vai muito além do plantio, cultivo e colheita. Também incentiva uma alimentação saudável, o combate ao desperdício de alimentos, o cuidado com o meio ambiente e agrega valores em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.

Além da Horta Orgânica, a ETE FMC desenvolve diversas ações de sustentabilidade como o desuso de copos descartáveis, a conscientização do uso do papel, a campanha para arrecadação de garrafas pets e papelão e a captação da água da chuva.

 

Fonte: ETE FMC (Santa Rita do Sapucaí/MG)