REPAM lança reportagens sobre a Amazônia

A vida dos mártires e a conscientização sobre uma Igreja amazônica são os temas da série

O que leva uma pessoa de fé a se dedicar integralmente a tornar a Igreja cada vez mais próxima da Amazônia e morrer por isso? São essas histórias que a Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM) traz em uma nova série audiovisual intitulada La Vida por la Amazonía. As reportagens, todas com cerca de 20 minutos, retratam, por meio de depoimentos, vídeos, fotos e gravações, a história dos mártires que tiveram seu sangue derramado naquelas terras e ofereceram a vida pela Amazônia.

Suas trajetórias nos ajudam a amar as culturas, as tradições, os costumes, as crenças, as organizações e os ritmos dos povos da Amazônia. Segundo um guia escrito pela REPAM, para auxiliar na apresentação desse material, a série “ajuda na leitura da vida dos mártires e seu contexto, uma reflexão sobre a realidade desse bioma, com o intuito de buscar, junto a nossas comunidades, soluções que dignifiquem suas vidas”.

A produção da série foi inspirada na convocação realizada pelo Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si’ (Louvado Sejas) e busca apoiar a formação de catequistas, agentes pastorais e líderes sociais interessados na defesa e no cuidado da Casa Comum, sempre com o objetivo de construir uma Igreja com o rosto e o espírito amazônico.

Abaixo, confira o primeiro episódio da série de reportagens que retrata a vida de Alejandro Labaka, espanhol que se dedicou imensamente à Amazônia equatoriana.

 

Fonte: Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM)