Colégio Antônio Vieira promove núcleo sobre sustentabilidade

Grupo conscientiza comunidade educativa sobre a preservação do meio ambiente

O compromisso socioambiental do Colégio Antônio Vieira se dá pela soma de várias ações que englobam toda a escola.  Diante da necessidade de ampliar cada vez mais a atuação do Núcleo Ambiental (NAV) já existente, alunos de diversas séries foram chamados a participar de uma reunião – organizada juntamente com o apoio do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA) -que serviu como ponto de partida para mobilizar os estudantes. O foco principal: convocar novos participantes para fazerem parte do Núcleo e apoiarem a realização de inciativas voltadas à sustentabilidade.

A Semana Santa Jovem (SSJ) e as atividades de cunho social e ambiental propostas pelo SORPA, inspiradas pela Campanha da Fraternidade – que em 2017 trouxe o tema Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida -, sensibilizaram os alunos e os motivaram a integrar o NAV. “Neste ano, a SSJ teve um enfoque nas questões ambientais. Realizamos coletas de lixo entre outras atividades que despertaram nos estudantes a necessidade de fazer algo nessa área. Isso é muito importante, pois os coloca na verdadeira posição de cristãos, sendo pessoas que promovem a ação e a mudança”, destacou a pastoralista do SORPA, Gilmara Ferreira.

“O encontro nos permitiu vivenciar um momento especial de construção de uma liderança estudantil ambiental. Isso é muito importante para o desenvolvimento do exercício da cidadania e para a formação integral dos nossos alunos.”

Maria Goretti Sousa, coordenadora Núcleo Ambiental

O Núcleo Ambiental do Vieira existe há oito anos e integra o programa Vieira Verde. Formado inicialmente por professores, o grupo busca conscientizar alunos, pais e funcionários sobre a importância do papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente. Os estudantes que passaram a integrar o NAV se mostraram conscientes do papel que terão que desempenhar. “Queremos inspirar as pessoas de forma que elas de fato mudem suas ações em prol da preservação do meio ambiente. Isso com certeza fará uma grande diferença na nossa qualidade de vida”, disse o aluno Guilherme Freitas.

A professora de Ciências e coordenadora do Núcleo, Maria Goretti Sousa, avaliou o evento como o marco na história do NAV. “O encontro nos permitiu vivenciar um momento especial de construção de uma liderança estudantil ambiental. Isso é muito importante para o desenvolvimento do exercício da cidadania e para a formação integral dos nossos alunos”, concluiu.

 

Fonte: Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA)