Colaboradores fazem Exercícios Espirituais no RS

Profissionais de instituições jesuítas participam do Projeto Pegadas de Santo Inácio

A tranquilidade e o verde amplo, característicos do CECREI (Centro de Eventos Cristo Rei), em São Leopoldo (RS), deram forma a um ambiente acolhedor e propício aos estudos e trocas de experiências entre os participantes da segunda etapa do Projeto Pegadas de Santo Inácio. O encontro foi realizado entre os dias 2 e 4 de junho e reuniu 36 profissionais, representando diversas instituições jesuítas do sul do Brasil: Associação Antônio Vieira (ASAV), colégios Anchieta (Porto Alegre/RS) e Catarinense (Florianópolis/SC), Paróquia Santo Inácio (Cascavel/PR), Casa de Saúde e Bem-Estar São José (São Leopoldo/RS), Núcleo de Espiritualidade de Pelotas (RS) e da Fundação Fé e Alegria, das cidades de Porto Alegre (RS) e de Palhoça (SC).

Vinculado à Província dos Jesuítas do Brasil, o Projeto Pegadas de Santo Inácio tem por objetivo proporcionar uma experiência pessoal com Deus por meio dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, incentivando os participantes junto à missão da Igreja e da Companhia de Jesus.

“Durante o encontro, os participantes puderam estudar, rezar e partilhar ricos momentos de espiritualidade, a partir da experiência do exame de consciência, da meditação e contemplação inaciana. A experiência também possibilitou o contato mais próximo com a Bíblia, estrada antiga para o conhecimento de Deus”

Pe. Nereu Fank

O Projeto conta com cinco etapas e esse segundo momento abordou a temática da Introdução à Sagrada Escritura e a metodologia de oração inaciana. No decorrer dos três dias do encontro, os participantes fortaleceram seus conhecimentos e vivências à luz de Santo Inácio de Loyola e da Espiritualidade Inaciana por meio de palestras, orações, partilhas em grupo e também da exibição e análise do filme sueco A vida no paraíso, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2004.

Segundo padre Nereu Fank, educador do Colégio Catarinense e assessor da segunda etapa do Projeto, esse tempo foi voltado aos estudos e à oração, a partir de métodos inacianos e do uso das Sagradas Escrituras. “Durante o encontro, os participantes puderam estudar, rezar e partilhar ricos momentos de espiritualidade, a partir da experiência do exame de consciência, da meditação e contemplação inaciana. A experiência também possibilitou o contato mais próximo com a Bíblia, estrada antiga para o conhecimento de Deus”, destacou o jesuíta.

A próxima etapa do Projeto Pegadas de Santo Inácio já tem data e local: de 21 a 24 de setembro, na Casa de Retiros Vila Fátima, em Florianópolis (SC).

 

Fonte: Associação Antônio Vieira (Porto Alegre/RS)