Programa MAGIS Brasil promove Semana Socioambiental

Campanha pode ser acompanhada por meio das redes sociais

Em comunhão com o Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em 5 de junho, o Programa MAGIS Brasil realizará a Semana Socioambiental de formação por meio de seus canais digitais até o dia 11 de junho. O período temático tem o objetivo de levar ao público jovem informações e conteúdos que colaborem para o aprofundamento de reflexões e debates em torno das principais temáticas relacionadas ao cuidado com a Casa Comum.

Instituído em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que aconteceu em Estocolmo (Suécia), o Dia Mundial do Meio Ambiente é, desde então, celebrado anualmente visando alertar a sociedade para os problemas socioambientais de nosso planeta. A Conferência de Estocolmo, como ficou popularmente conhecida, é considerada um marco na história do movimento ambientalista por conta dos princípios que foram estabelecidos e difundidos no campo das políticas de preservação de nossos recursos naturais. A dimensão prática, entretanto, não está sendo tão bem executada quanto a teórica, como podemos perceber nos dias de hoje.

Pautada pelo Eixo Socioambiental de trabalho, um dos cinco eixos de atuação do Programa MAGIS Brasil, que hoje é coordenado pelo Centro MAGIS Amazônia, a Semana Socioambiental abordará questões como a importância da preservação de nossos recursos naturais, as mudanças climáticas, a prática da permacultura e a Carta Encíclica Laudato Si’ (Louvado Sejas), escrita pelo Papa Francisco. Também serão difundidas informações recentes a respeito dos conflitos envolvendo os povos originários e comunidades tradicionais do Brasil.

“O desafio constante sempre será transformar as reflexões difundidas na esfera digital em ações concretas que promovam a mudança real em nossa sociedade”

Pe. Edson Tomé, diretor do Centro MAGIS Amazônia

“A encíclica Laudato Si’ nos explica que ‘tudo está interligado’ e esse é um fato inquestionável, dessa forma, realizar uma semana formativa como essa é de suma importância para a nossa missão de construir permanentemente uma rede de trabalho que se dedique profundamente a questões relacionadas a temática socioambiental”, comenta padre Edson Tomé, diretor do Centro MAGIS Amazônia. “O desafio constante sempre será transformar as reflexões difundidas na esfera digital em ações concretas que promovam a mudança real em nossa sociedade.” E conclui: “Esse é o nosso horizonte.”

Publicações do Eixo Socioambiental

O Programa MAGIS Brasil aproveita a ocasião para tornar público dois documentos que são frutos do trabalho de construção e implementação do próprio Eixo Socioambiental: a Carta Orientadora e o Relatório da II Reunião do Grupo de Trabalho do Eixo. Ambos os conteúdos tratam de questões relacionadas a missão de sensibilizar e promover, junto as juventudes, uma ação transformadora no mundo diante da perspectiva do cuidado com o nosso planeta.

Conceituando termos, detalhando visões e apontando encaminhamentos concretos para o trabalho, ambos os documentos são leituras fundamentais para se compreender o trabalho do MAGIS Brasil na área socioambiental. Acesse os materiais clicando aqui.

Acompanhe a Semana Socioambiental por meio do site (magisbrasil.com), Facebook e Twitter do Programa MAGIS Brasil.

 

Fonte: Programa MAGIS Brasil