Pe. Carlos James orienta retiro orante no Centro Cultural de Brasília

Metáfora da luz branca como misericórdia foi refletida durante o encontro

Entre os dias 26 e 28 de maio, o padre Carlos James orientou o retiro Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai, que aconteceu no CCB (Centro Cultural de Brasília). Baseado nos ensinamentos do Papa Francisco, o retiro contou com a participação de 38 pessoas, que participaram da formação espiritual, no qual foram destacados os momentos de humanização, aprendizado e graça.

Padre Carlos apresentou a metáfora da luz branca como misericórdia, que se decompõe em cores como em um prisma. Nessa decomposição, os participantes foram convidados a refletir e rezar os temas inerentes a cada uma das cores/palavras: obediência, alegria, hospitalidade, compaixão, gratidão, perdão e amor.

“É difícil entender a que a obediência nos traz alegria, a mesma gera em nós a hospitalidade, que mostra a nossa compaixão para com o outro, e vem a gratidão, quando somos gratos esquecemos os rancores, isso gera o perdão, que leva ao amor. Não o amor romântico, mas o amor infinito de Deus”, explica o jesuíta.

Foi proposto também aos participantes fazer a experiência do silêncio e da escuta, como postura de atenção ao outro e às suas necessidades. Escutar o coração de Deus permite penetrar o sentido mais profundo de Sua misericórdia.

 

Fonte: Centro Cultural de Brasília (Brasília/DF)