Poesia de Drummond é destaque no Centro Loyola

Em Belo Horizonte (MG), curso envolverá a temática do amor e das questões sociais

“Quando nasci, um anjo torto/desses que vivem na sombra/disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida”. Assim começa o Poema de sete faces, que traz inspiração para o curso A poesia de Carlos Drummond de Andrade: o gauche do amor e da questão social, que será promovido pelo Centro Loyola de Belo Horizonte. Ministradas pelo professor e doutor em Estudos Literários, Kaio Carmona, as aulas inundarão de poesia as terças-feiras do mês de junho.

O objetivo do curso é fazer com que os participantes leiam, comentem e analisem textos do poeta, tendo como eixo balizador a relação entre o amor e a questão social. Na opinião de Carmona, no cenário da poesia brasileira, Carlos Drummond de Andrade talvez tenha sido o que melhor soube valorizar a palavra poética, empregando-a com matizada gama de possibilidades, com potencialidade de emoção e convencimento para exprimir a trajetória existencial-ontológica da humanidade. “Em toda a sua obra, a temática amorosa e a preocupação social possuem não só uma presença frequente, mas constituem também uma chave de leitura e análise para os diferentes momentos do poeta que decididamente marcou a construção da Literatura Brasileira”, explica o professor.

As aulas acontecerão nos dias 6, 13, 20 e 27 de junho, de 19h30 às 21h30. Mais informações pelo telefone (31) 3247-2847 ou no site www.centroloyola.org.br
Fonte: Centro Loyola de Belo Horizonte (MG)