Colégio Antônio Vieira presta homenagem aos irmãos de Taizé

Em 2017, comunidade celebra 50 anos de presença no Brasil

“Penso que, desde a minha juventude, nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor, só amor”. Nessas palavras extraídas do livro Deus só pode amar, escrito pelo fundador da comunidade de Taizé, irmão Roger, são reveladas bondade do coração e a simplicidade que se encontram no centro da fraternidade criada na França, em 1940. Em maio, o Colégio Antônio Vieira prestou uma homenagem aos irmãos de Taizé, que estão celebrando 50 anos no Brasil. Relembrando importantes capítulos da trajetória do grupo, foi realizada uma edição da oração de Taizé, na Capela Santo Inácio, em Salvador (BA).

Há anos, o Colégio possui uma relação de afetividade com Taizé. Muitos integrantes da comunidade educativa participam de diversas atividade realizadas na sede da fraternidade, em Alagoinhas (BA). A partir da dinâmica de oração da comunidade, na primeira quarta-feira do mês, é realizada uma noite de oração, na Capela Santo Inácio. Segundo o professor João Ramiro, coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), a iniciativa surgiu em 2015. João afirma ainda: “Estávamos em um retiro, quando houve um questionamento da nossa parte sobre a possibilidade de fazermos a oração de Taizé mensalmente no colégio. Eles concordaram e começamos com um grupo muito pequeno, que, na época, era acompanhado pelo irmão Henrique. Quando ampliamos a divulgação houve um grande crescimento”.

A oração com cânticos e momentos de contemplação reúne mensalmente pessoas de diferentes idades, e traz uma forma mais ecumênica de rezar. Segundo o pastoralista Rafael Nascimento, “Taizé é uma inspiração e um convite para estarmos cada vez mais próximos de Deus. Celebrar esse momento marcante na história da comunidade é de muita alegria pelos frutos bons que ela nos tem proporcionado”. Irmão Bruno, que também participa do Taizé, exaltou a oportunidade de vivenciar o jubileu no Vieira. “Sou muito grato por poder fazer parte desse grupo. O momento de oração no colégio é muito importante por estarmos juntos na presença de Deus, além do trabalho pastoral de grande qualidade que é feito pelo SORPA”.

CELEBRAÇÃO PELO BRASIL
Além do Colégio Antônio Vieira, a oração ocorre também em Recife (PE), no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro (RJ) e no Centro MAGIS Anchietanum, em São Paulo (SP). A homenagem aos irmãos de Taizé feita pelo Vieira comoveu os integrantes da comunidade. “Foi muito bom poder louvar a Deus no meio de vocês todos. Nós somos poucos irmãos, querendo viver uma parábola de comunhão em Jesus. Vamos continuar juntos no caminho de Jesus Cristo partilhando os diversos dons do Espírito Santo que cada um recebeu: vocês na grande família Inaciana e nós numa pequena comunidade ecumênica”, afirmou irmão Rodolfo, responsável pela Fraternidade.

As comemorações do jubileu de ouro acontecerão oficialmente na comunidade de Taizé, em Alagoinhas (BA), no dia 18 de junho, com uma caminhada e uma celebração eucarística integradas à festa do Bom Jesus. Além disso, outro destaque nesse ano foi o lançamento do livro 50 anos da presença dos irmãos de Taizé no Brasil-Caminhos percorridos e a percorrer, que faz um panorama histórico sobre a Fraternidade e pode ser adquirido durante as noites de oração no Col. Antônio Vieira (BA).

PRÓXIMAS EDIÇÕES
No Col. Antônio Vieira, as próximas edições da Oração de Taizé acontecerão na Capela Santo Inácio, às 19h, nos dias 7 de junho, 5 de julho, 2 de agosto, 6 de setembro, 4 de outubro, 1º de novembro e 6 de dezembro.

Fonte: Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA)