Colégio São Luís realiza estudo do meio em MG

Estudantes conheceram a cidade onde nasceu Guimarães Rosa

Em maio, os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio São Luís realizaram o estudo do meio na cidade mineira de Cordisburgo, local onde nasceu Guimarães Rosa. A experiência possibilitou aos jovens um mergulho na literatura do escritor, cujas obras têm uma riqueza humana e poética, além de serem temas frequentes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A casa onde Guimarães Rosa viveu foi transformada em museu e faz parte dos 95 pontos da cidade que sinalizam locais citados em sua obra. Na região, os estudantes percorreram vários desses pontos por meio de caminhadas ‘ecoliterárias’, nas quais são acompanhados por um grupo de teatro e um violeiro. No caminho, foi possível estudar a paisagem do cerrado no limite entre o sertão e matas de altitude, além de observar as casinhas e o ritmo lento da cidade com menos de 10 mil habitantes.

Os alunos visitaram também a Gruta de Maquiné, considerada o berço da paleontologia brasileira por ter servido de abrigo para homens pré-históricos e animais. Desta forma, a viagem proporcionou um encontro interdisciplinar e bons momentos de convivência entre eles e a natureza.

ESTUDO DO MEIO
O estudo do meio é um método de ensino que proporciona aos alunos e professores um contato direto com a realidade que se deseja estudar. A atividade é fundamental para a integração social e formação humana dos jovens desta faixa etária.

Fonte: Colégio São Luís (São Paulo/SP)