Jesuítas restituirão território à tribo indígena nos EUA

As terras foram doadas pelo Governo americano à Igreja em 1880

De acordo com a agência de notícias vaticana Fides, jesuítas norte-americanos restituirão até o final de maio mais de 500 hectares de terra à Rosebud Indian Reservation (RIR), uma reserva indígena sioux, de Dakota do Sul (EUA), que conta com cerca de 25 mil pessoas registradas, da quais 15 mil vivem na reserva.

O território, que antes pertencia aos grupos indígenas da região, principalmente o povo Lakota, foi concedido pelo governo dos Estados Unidos, em 1880, aos jesuítas para a construção de igrejas e cemitérios.

O presidente da missão jesuíta de São Francisco, padre John Hatcher disse em um vídeo: “No início da missão tínhamos 23 estações missioneiras. Mas, com o passar dos anos, quando as pessoas se afastaram do interior e do campo, essas igrejas foram fechadas porque não eram mais utilizadas”. E completa: “Chegou o momento de restituir à tribo aqueles terrenos que foram entregues à Igreja para fins religiosos e devolvê-los ao povo Lakota, indígenas sioux que participam da reserva”. Segundo Harold Comton, vice-diretor executivo da Tribal Land Enterprises, a sociedade que administra a RIR: “As terras poderiam ser usadas para a agricultura e para o pasto, para o desenvolvimento da comunidade ou ainda para objetivos religiosos”.
Fonte: Jornal do Brasil