Ceia da Páscoa judaica será celebrada no Centro Cultural de Brasília

Jantar cerimonial recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel

O CCB (Centro Cultural de Brasília) promoverá mais uma edição do Séder, jantar cerimonial de tradição judaica em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel. O evento, em comemoração à Páscoa, acontecerá no dia 9 de abril, às 19 h.

De acordo com o antigo rito judeu, a última ceia realizada por Jesus com os apóstolos foi um Séder. O jantar é uma reconstituição do acontecimento, baseado na tradição judaica, na narrativa dos evangelhos e na palavra dos eruditos. É a vivência de um ritual que simboliza para os judeus a festa da liberdade, e para os cristãos onde se recorda e revive a Páscoa, por meio da Última Ceia.

O evento só é possível graças à colaboração da comunidade. Membros de CVX (Comunidade de Vida Cristã) e da liturgia, praticantes dos EVC (Exercícios Espirituais na Vida Cotidiana), frequentadores e convidados, todos colaboram assumindo uma parte da organização. Na preparação a equipe se reuniu para estudar o material e ensaiar a cerimônia com o objetivo de proporcionar aos convidados uma experiência única na vivência da Páscoa.

O Séder é realizado no CCB desde 2009, quando era promovido por membros da comunidade que pretendiam formar uma CVX. Cerca de 360 pessoas passaram por este meio de preparação para a Páscoa. A celebração, com todo respeito à cultura judaica, constitui um diálogo inter-religioso, construindo pontes culturais com a nossa herança comum com o judaísmo.

O Séder é aberto ao público e para participar é necessário fazer inscrição. Clique aqui e se inscreva.

Confira no vídeo como foi o Séder no CCB, em 2016:

 

Fonte: Centro Cultural de Brasília – CCB (Brasília/DF)