40 anos da CVX no Brasil são comemorados em Assembleia Nacional

Encontro contou com a presença do vice-assistente mundial da CVX, padre Hermínio Ricco

Participantes da Assembleia Geral Nacional da CVX Brasil

Em 2017, a CVX (Comunidade de Vida Cristã) comemora 40 anos de atuação no Brasil. Após quatro décadas de história no país, a comunidade de leigos, que seguem a espiritualidade inaciana, mostra-se cada vez mais unida e engajada. Atualmente, a CVX Brasil conta com sete regionais (Sul, São Paulo-Sul de Minas, Rio, Minas, Bahia, Nordeste e Distrito Federal), 56 comunidades filiadas e mais de 350 membros.

Esse momento especial foi celebrado na Assembleia Geral Nacional da CVX Brasil, realizada entre os dias 24 e 26 de março, em Belo Horizonte (MG). Com o lema CVX – 40 anos a caminho: que fiz, que faço, que farei por Cristo? o encontro reuniu jesuítas e leigos. A data ainda coincidiu com o Dia Mundial da CVX, celebrado em 25 de março, com uma missa em Ação de Graças.

Além da celebração pela presença da comunidade no Brasil, durante a Assembleia foi eleita a nova coordenação nacional da CVX para o triênio de 2017-2019 [saiba mais abaixo]. Além disso, foi votado também o novo Estatuto Civil pelos delegados presentes de cada comunidade. “A Assembleia foi o momento oficial de celebração dos 40 anos, mas também foi eletiva da nova coordenação nacional. Além disso, na ocasião, concluímos e aprovamos o texto do novo estatuto civil da CVX. Tudo isso, junto com a memória do caminho percorrido até agora e avaliação do trabalho da coordenação que encerrou seu mandato”, explica padre Emmanuel da Silva e Araujo, assessor eclesiástico nacional da CVX.

Segundo o jesuíta, o momento apontou aos membros da CVX uma série de desafios e oportunidades para a realização da missão. “Nossa comunidade tem como missão ser sal da terra e luz do mundo em nosso país, em comunhão com a Igreja, que lança esse chamado aos leigos, por meio do Documento 105 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)”, afirma padre Emmanuel.

O documento Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (MT 5, 13-14), citado pelo jesuíta, foi o tema de um dos momentos formativos realizado durante a Assembleia. Na ocasião, Sônia Lúcia Gonçalves, do Conselho Nacional de Leigos, falou sobre a publicação da CNBB.

“Nossa comunidade tem como missão ser sal da terra e luz do mundo em nosso país, em comunhão com a Igreja, que lança esse chamado aos leigos, por meio do Documento 105 da CNBB”

Pe. Emmanuel da Silva e Araujo, assessor eclesiástico nacional da CVX

O padre Hermínio Ricco, vice-assistente mundial da CVX, que apresentou um dos momentos formativos, falou sobre o lema da Assembleia e destacou que a frase é a condição essencial do ser CVX. O jesuíta ainda questionou: “que desafio o lema nos apresenta nos 40 anos de existência da comunidade no Brasil?”. Padre Hermínio, que recebeu do Superior Geral da Companhia a missão de ser assistente mundial, tem como trabalho acompanhar e animar a vida e a missão da CVX no mundo.

Para padre Emmanuel a presença do jesuíta na Assembleia foi muito importante. “Padre Hermínio teve a oportunidade de conhecer um pouco das realizações, desafios, vida e missão da CVX no Brasil e, ao mesmo tempo, de transmitir-nos um pouco de sua grande experiência com a CVX e também nos dar algumas orientações para inspirar a caminhada da comunidade no Brasil”, finaliza.

 

Executiva Nacional da CVX Brasil (2017-2019)

Coordenador nacional – Alexandre Pinheiro Tenório (Rio de Janeiro/RJ)

Vice coordenador – Antônio Celso Schiavo (São José do Rio Preto/SP)

Secretária – Gilmara Souza Zeule (São José do Rio Preto/SP)

Tesoureiro – Gina Torres (Rio de Janeiro/RJ)

 

Esse grupo, junto com o assistente eclesiástico, padre Emmanuel da Silva e Araujo, forma a Executiva Nacional da CVX Brasil.

Fotos: Patrícia Azevedo/Dom Total