Encontro MAGIS reúne jesuítas e jovens colaboradores do Nordeste


Entre os dias 11 e 12 de março, jesuítas e jovens colaboradores, que atuam com a juventude, participaram do Encontro MAGIS, realizado no Centro Magis Inaciano da Juventude (CIJ), em Fortaleza (CE). O encontro teve como objetivos: possibilitar uma escuta atenta aos jovens sobre como eles sentem e percebem a realização do Programa MAGIS Brasil em sua realidade; pensar na construção de estratégias coletivas que possibilitem a concretização de forma viva e transformadora do Programa na região Nordeste do país; e celebrar a vida da juventude e a missão da Companhia de Jesus. O momento também foi de preparação para o III Fórum MAGIS Brasil, que acontecerá em Brasília (DF), de 28 de abril a 1º de maio.
Para o padre Agnaldo Duarte, diretor do CIJ, “o encontro foi muito consolador e demonstrou a necessidade de uma presença mais organizada e qualificada da Companhia de Jesus e de seus colaboradores junto às juventudes do Nordeste”. A jovem Márcia Rocha, de Teresina (PI), partilhou que esse foi um momento de reconhecer e celebrar que o Programa MAGIS Brasil acontece a partir dos jovens. “O programa somos nós, acontece onde atuamos, quando nos articulamos e difundimos o ‘ser mais para os demais’ com nossa vida”.
“Dentro deste espírito, partilhamos, celebramos e avançamos, pois ninguém duvida que a juventude, antes de ser futuro, já é o presente do MAGIS Brasil”

Pe. Agnaldo Duarte, diretor do Centro Magis Inaciano da Juventude (CIJ)

Dentre os desafios apresentados no encontro, o fortalecimento do trabalho em rede foi indicado como o que mais necessita de atenção, assim como a comunicação interna e a comunicação para sensibilização acerca do Programa MAGIS. O estudante jesuíta Isaías Gomes afirmou que “para o avanço do trabalho em rede, é necessária a descentralização do olhar e da forma como as metodologias e atividades são construídas, para que todas as obras, projetos e colaboradores sintam-se participantes e construtores da missão, que é de todos”.
O Provincial dos Jesuítas do Brasil – BRA, padre João Renato Eidt, esteve presente em um momento do encontro e falou aos participantes para “continuarem firmes a caminhada, com ânimo e coragem”. Padre Agnaldo avaliou de forma positiva o encontro. “Dentro deste espírito, partilhamos, celebramos e avançamos, pois ninguém duvida que a juventude, antes de ser futuro, já é o presente do MAGIS Brasil”.
Fonte: Centro Magis Inaciano da Juventude – CIJ (Fortaleza /CE)