Projeto de Liderança Juvenil no Colégio Diocesano

Objetivo da iniciativa é incentivar a prática do exercício da cidadania entre os alunos

Colaborar com o desenvolvimento da liderança é um dos princípios da Pedagogia Inaciana. Por isso, o Colégio Diocesano desenvolve o Projeto de Liderança Juvenil que, dentre outras atividades, promove a eleição de líderes de turma, no qual são escolhidos um representante de turma, um vice e dois representantes esportivos.

Segundo a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional (SOE), Lília Lopes, “o Projeto de Liderança Juvenil tem como objetivo incentivar nos alunos a prática do exercício da cidadania, responsabilidade e cooperação, aproximando-os das questões sociais e escolares numa postura crítica e autônoma”. O primeiro passo para escolha dos líderes é uma sensibilização, organizada pelo SOE. Na ocasião, ex-alunos, líderes de turma e/ou aqueles que participaram da formação para liderança contam suas experiências e discorrem sobre o papel do líder. Após isso, as turmas formam as chapas que seguirão para a votação. Durante o ano, os líderes de turma participam de encontros, coordenados pelo SOE e pela Pastoral do Colégio Diocesano, para avaliar os avanços e as dificuldades encontradas em sala de aula, propondo estratégias para solucioná-los.

“O Projeto de Liderança Juvenil tem como objetivo incentivar nos alunos a prática do exercício da cidadania, responsabilidade e cooperação, aproximando-os das questões sociais e escolares numa postura crítica e autônoma”

Lília Lopes, coordenadora do Serviço de Orientação Educacional (SOE)

Para Lopes, um líder inaciano tem que ter consciência da importância das pessoas e favorecer a formação e integração dos demais membros da equipe. A diversidade é essencial para o crescimento do grupo, logo o líder deve aceitar e incentivar a liberdade de cada integrante. O líder deve ser honesto e ter coragem para tomar decisões. É preciso ter tolerância e flexibilidade, para poder ouvir os outros na busca por soluções, além de ser íntegro e humilde. “Só assim é possível ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe”, ressalta a coordenadora do SOE.

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio e também do Ensino Noturno do Diocesano (ENOD) participam. Este ano, as eleições acontecem no dia 9 de março. O pleito conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e, desde 2014, utiliza urnas eletrônicas para apuração dos votos. A posse dos novos líderes será no dia 30 de março.

 

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)