Educadores fazem Exercícios Espirituais

Experiência faz parte do programa de desenvolvimento da Rede Jesuíta de Educação

Cerca de 30 educadores do Colégio dos Jesuítas aceitaram o convite da instituição para fazer os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. O retiro aconteceu entre os dias 3 e 5 de fevereiro, na Casa de Retiros Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG).

Tempo privilegiado de encontro amoroso com Deus, a experiência é parte do programa de desenvolvimento dos colégios da Rede Jesuíta de Educação e inclui momentos de meditação, contemplação e oração, acolhendo a vida como dom e escutando a vontade de Deus para sua vida. “Os Exercícios Espirituais são uma oportunidade de desenvolvimento pessoal. E, para os educadores do Colégio, além do crescimento humano, o cultivo da dimensão espiritual tem consequências imediatas nas relações e no trabalho pedagógico, à medida que nos convida a colocar o melhor de nós a serviço dos outros”, destaca a coordenadora de Formação Cristã no Colégio dos Jesuítas, Flávia Dimas.

Os modos de oração de Santo Inácio auxiliam os participantes a se posicionarem em um mundo tumultuado, veloz e confuso, ouvindo “a voz que vem de dentro” e se colocando diante da realidade de forma mais livre, consciente, competente, compassiva e comprometida. “Foi a primeira vez que participei e, durante a oração pessoal, pensei no quanto ficamos atolados em um mundo digital, sem nos comunicarmos conosco –com o nosso eu profundo– e sem pensarmos no que nos cerca. No dia a dia, falta parar e contemplar!”, partilha a professora de Matemática do Ensino Médio, Renata Gomes.

Com a abertura dos participantes para sentirem “Deus em todas as coisas”, os Exercícios Espirituais são também um ótimo ponto de partida para a missão como obra educativa. “Um alimento que nos nutre!”, sintetiza Flávia Dimas.

 

Fonte: Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG)