Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica

Encontro da Rede Jesuíta de Educação – PIEA foi realizado em Porto Alegre (RS)

Entre os dias 4 e 6 de janeiro, coordenadores e representantes de mantenedoras e de unidades de educação vinculadas à Rede Jesuíta de Educação – PIEA (Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica) reuniram-se na sede da ASAV (Associação Antônio Vieira), em Porto Alegre (RS), para avaliar as atividades realizadas em 2016 e planejar as ações previstas para 2017.

A abertura do encontro ficou a cargo do diretor de Assistência Social da ASAV e secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), padre José Ivo Follmann, que propôs ao grupo uma reflexão a respeito do Marco Orientador da Promoção da Justiça Socioambiental.

O encontro também contou com a presença da coordenadora do Programa de Práticas Sociojurídicas (PRASJUR) da Unisinos, Maria Alice Rodrigues, que esteve à frente de uma roda de diálogo sobre o tema Direito de Família.

A integração entre pessoas, processos e práticas foi um dos elementos mais destacados pelos participantes do encontro. “As reuniões são extremamente importantes para alinhamento e unidade dos processos técnicos a partir da troca de experiências”, disse a analista de Ação Social da ANI (Associação Nacional de Instrução), Cristiana Pires. “Nesses encontros percebemos a relevância da permanente construção da unidade técnica, por meio do diálogo em rede”, ressaltou a coordenadora de Assistência Social da ANEAS (Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social), Tatiane Almeida S. de Sant’Ana.

Para Carlos Magno Nunes, assistente Social do Colégio Catarinense (Florianópolis/SC), o encontro foi uma excelente oportunidade de partilha entre o grupo. “As reuniões da rede se caracterizam por serem um importante momento de reflexão, aprofundamento das práticas e aprendizado”, salientou.

Fonte: ASAV