Casa MAGIS Teresina promove voluntariado jovem

Na experiência foram desenvolvidas atividades socioeducativas e culturais

Em dezembro, as Experiências MAGIS, que são promovidas pelo Programa MAGIS Brasil, tiveram início. Entre os dias 11 e 18, a Casa MAGIS Teresina promoveu a ação O Magis abraçando gerações, que foi dividida em dois momentos: o Voluntariado Jovem e os Exercícios Espirituais para jovens em etapas.

No primeiro momento, os jovens participaram do voluntariado na Escola Padre Arrupe, no Núcleo de Promoção da Terceira Idade Antônio Carneiro –ambas obras da Companhia de Jesus–e na Fazenda da Paz, comunidade terapêutica que atende gratuitamente dependentes químicos na cidade. Durante a experiência foram desenvolvidas diversas oficinas e atividades socioeducativas, culturais e esportivas de acordo com as especificidades de cada público.

Ao todo, 51 crianças e adolescentes, entre 5 e 15 anos, que residem nas proximidades da Escola Padre Arrupe, participaram da colônia de férias promovida pelos voluntários. Além disso, os pais também tiveram a oportunidade de aprender técnicas de culinária em oficinas. “Essas atividades proporcionaram um importante momento de integração entre escola e comunidade”, ressalta o coordenador pedagógico, Ir. Jorge de Paula.

No Núcleo de Promoção da Terceira Idade Antônio Carneiro, os voluntários colaboraram em oficinas de capoterapia, culinária e artesanato, direcionadas aos idosos que integram o núcleo.

Na Fazenda da Paz, os jovens participaram da rotina do local junto aos atendidos, além de realizar um momento de espiritualidade com eles. De acordo com o vocacionado jesuíta Paulo Sérgio, o voluntariado é um momento para autodescoberta e o despertar da sensibilidade em relação ao próximo. “É uma oportunidade que muitos desses jovens não tiveram antes, de conhecer outras realidades. A ideia é sair do comodismo”, afirma. Ao final do Voluntariado, os jovens tiveram a oportunidade de vivenciar uma das cinco etapas dos Exercícios Espirituais.

 

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina/PI)