Jesuíta participa de debate sobre livro que aborda ciência e religião

Pe. Paul Schweitzer apresentará a obra Dois Dedos de Conversa sobre o Dentro das Coisas

O padre Paul Schweitzer será o apresentador do encontro sobre o livro Dois Dedos de Conversa sobre o Dentro das Coisas (Editor Frente e Verso), que acontecerá em 26 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, os autores da obra, Bruno Nobre e Pedro Lind, conversarão com as pessoas sobre o livro que  apresenta um diálogo intenso e sugestivo sobre o modo de entender a relação entre a ciência e a religião.

Segundo Carlos Fiolhais, um dos escritores do prefácio da obra, Bruno e Pedro têm em comum o fato de pertencerem à mesma geração e de serem doutores em Física. “A conversa entre eles anda à volta das relações entre ciência e religião, da realidade dos milagres e do lugar de Deus no mundo, da origem e destino do ser humano, dos valores e do sentido da vida, da fé e do seu proselitismo, do racionalismo e do relativismo(…). Os argumentos são esgrimidos pelos dois em prosa sábia, fluida e elegante. Ao contrário do que é costume nos debates entre nós, cada um escuta o outro com atenção e responde-lhe com honestidade”, afirma.

BIOGRAFIA

Pe. Paul Schweitzer, SJ, é matemático e professor da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), onde leciona desde 1980. Natural de Nova Iorque (EUA), possui doutorado em Matemática pela Universidade de Princeton (1962). É licenciado em Filosofia e em Teologia (Phil.L. e B. Div., respetivamente). Foi investigador visitante em mais de 20 instituições universitárias e de investigação nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Canadá, México, Espanha, Alemanha, Polônia e Japão, entre outros países. É autor de dezenas de publicações científicas.

Pe. Bruno Nobre, SJ, natural de Portugal, é licenciado em Engenharia Física Tecnológica (2000) e doutor em Física Teórica, pelo Instituto Superior Técnico (2005). Depois da sua entrada no noviciado da Companhia de Jesus (2005), completou a licenciatura em Filosofia (2010) e um mestrado em Teologia (2016), no Boston College (EUA), tendo sido ordenado sacerdote em 2016. Foi professor de Física na Universidade Católica Portuguesa (2010-2012). Atualmente, faz um pós doc em Filosofia da Ciência no Rio de Janeiro.

Pedro Lind nasceu em Lisboa (Portugal), é licenciado em Física e doutor em Física-Matemática. Presentemente é investigador na Universidade Osnabrück (Alemanha), onde trabalha em Física Estatística. Desenvolveu trabalho científico e acadêmico nas Universidades de Lisboa (Portugal) e de Estugarda e Oldenburgo (Alemanha). É autor de uma centena de textos, incluindo trabalhos teóricos na sua área, aplicações interdisciplinares em complexidade e textos de divulgação científica.

 

Serviço

Apresentação do Livro Dois Dedos de Conversa sobre o Dentro das Coisas

Quando: 26 de Novembro, às 10h

Onde: Rua México, 111 – Centro (Rio de Janeiro/RJ)

Tel:  (21) 2240-1303