Alunos apresentam propostas de Políticas Públicas

Estudantes do Colégio dos Jesuítas participaram de projeto da Câmara Municipal

11-11-2016-colegio-dos-jesuitas-camara-mirim-1

Alunos produziram um banner para socializar as atividades e os projetos desenvolvidos pelo Colégio dos Jesuítas

Entre maio e outubro, estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas e de mais nove instituições de ensino de Juiz de Fora (MG) participaram da Câmara Mirim, programa desenvolvido pela Câmara Municipal com o objetivo de estimular a cultura democrática, o conhecimento sobre o papel do Poder Legislativo e a participação dos jovens na política.

Nessa edição do programa, os estudantes participaram de oficinas e grupos de trabalho, debatendo e formulando Políticas Públicas para a Juventude, priorizadas em uma Sessão Plenária na Sede do Legislativo Municipal, no dia 5 de outubro. Encerrando o ciclo formativo, em 26 de outubro, os vereadores mirins entregaram ao presidente da Câmara Municipal um documento com propostas para o ‘Combate à intolerância’ e o ‘Protagonismo da Juventude’ [confira abaixo], que serão repassadas à Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa, podendo ser transformadas em Projetos de Lei.

11-11-2016-colegio-dos-jesuitas-camara-mirim-2

Alunos partilharam com os colegas o aprendizado durante a participação no programa Câmara Mirim

Em 2016, uma novidade da Câmara Mirim foi a campanha O que minha escola tem de melhor, proposta pelo Centro de Atenção ao Cidadão, do Legislativo Municipal, com o objetivo de gerar maior integração entre os colégios participantes. Em cada instituição, seus estudantes destacaram atividades e projetos, e produziram um banner para socializar as informações. Os dez banners ficaram expostos no mês de outubro em um Espaço Cultural na Sede da Casa Legislativa.

“Antes de participar do programa, eu não tinha muita noção de política e não sabia nem o que um vereador fazia. Agora, eu entendo como funciona a votação e as propostas que eles podem trazer”

Lucas Arbex Pina, aluno do 8º ano

Após o encerramento da Câmara Mirim, os alunos do Colégio dos Jesuítas que participaram do projeto partilharam com os colegas de turma um pouco do aprendizado durante o processo. Na mesma perspectiva, Lucas Arbex Pina, aluno do 8º ano, conversou com profissionais da TV Câmara, da Câmara Municipal de Juiz de Fora. “Antes de participar do programa, eu não tinha muita noção de política e não sabia nem o que um vereador fazia. Agora, eu entendo como funciona a votação e as propostas que eles podem trazer”, destacou o estudante.

De fato, a participação na Câmara Mirim modifica significativamente a relação dos jovens com os assuntos da cidade e, no final de setembro, a poucos dias das eleições municipais, os estudantes do Colégio dos Jesuítas escreveram um texto sobre a importância do voto e da participação política [confira abaixo].

PROPOSTAS

11-11-2016-colegio-dos-jesuitas-camara-mirim-3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMPORTÂNCIA DO VOTO

11-11-2016-colegio-dos-jesuitas-camara-mirim-4

 

 

 

 

 

Fonte: Colégio dos Jesuítas (Juiz de Fora/MG)