Colégio Antônio Vieira realiza Seminário de Ensino Religioso

Evento reuniu representantes de várias religiões e profissionais da área educacional

24-10-2016-colegio-antonio-vieira-seminario-2

O Colégio Antônio Vieira, em parceria com a Arquidiocese de São Salvador, realizou a 6ª edição do Seminário de Ensino Religioso, nos dias 6 e 7 de outubro. O evento, que reuniu representantes de várias religiões e profissionais da área educacional, promoveu palestras e mesas redondas sobre como viabilizar discussões sobre o diálogo inter-religioso e a construção de uma cultura da paz em sala de aula.

O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Marco Eugênio Garlão Leite, participou do evento ministrando uma palestra com o tema A Ética da Paz. “O aspecto ético é algo que o homem nunca pode se esquivar. As pessoas precisam do autoconhecimento para conhecerem o outro e a Deus. Isso marca o modo de ser e todo o projeto de vida. Só a partir do momento que essa ética é bem vivida que teremos uma paz construída solidamente”, destacou ele.

O reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima, padre Eduardo Henriques, SJ, mediou uma mesa redonda que abordou o diálogo inter-religioso. “Os depoimentos foram muito ricos.  Vieram de muitas experiências diferentes e contribuíram para ajudar os profissionais de ensino religioso a pensar uma prática acadêmica que favoreça a construção dessa cultura da paz, a partir da diversidade religiosa, sob o signo do respeito”, afirmou.

“Os depoimentos foram muito ricos. Vieram de muitas experiências diferentes e contribuíram para ajudar os profissionais de ensino religioso a pensar uma prática acadêmica que favoreça a construção dessa cultura da paz […]”

Padre Eduardo Henriques

O representante do candomblé, Marcos Alexandro, afirmou que estava muito grato com a oportunidade. “Esse tipo de debate é extremamente rico e necessário para um colégio que tem uma religião como base e ao mesmo tempo precisa educar jovens para aceitarem e respeitarem a diversidade e a pluralidade do mundo de hoje. Tudo isso fica mais fácil e dinâmico com os diversos exemplos de fé que pudemos conhecer um pouco mais nesse debate”, disse.

24-10-2016-colegio-antonio-vieira-seminario-1Além de destacar a importância que o respeito e a tolerância têm para a cultura da paz, o seminário também trouxe formas de como desenvolver e praticar a tão desejada paz. “O evento foi de uma riqueza enorme. Primeiramente, por cultivarmos a cultura da paz e por estarmos promovendo-a. Esse tema é extremamente relevante para nós que trabalhamos com o ensino religioso. A paz é o fundamento que nos norteia para vivermos bem com todos”, disse o coordenador do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (SORPA), Prof. João Ramiro.

“Acredito que esse seminário, antes de tudo, serviu para que reforçássemos a identidade espiritual e humana do colégio. É muito importante que tenhamos sempre essa vontade de sermos mais de Cristo, mais inacianos e, por consequência, sermos mais pelo outro. Precisamos ser preocupados, cuidadosos, humanos e compassivos com aquele que precisa do nosso respeito e amor, para vivermos a paz cada vez mais”, concluiu a diretora acadêmica do Colégio Antônio Vieira, Prof.ª Janeide Medrado.

Fonte: Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA)