Dom Sergio da Rocha é nomeado cardeal pelo Papa

Francisco anunciou grupo de novos cardeais

11-10-2016-novo-cardealNo dia 9 de outubro, o Papa Francisco anunciou a escolha de novos cardeais, entre eles um brasileiro, o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Sergio da Rocha.

O Papa Francisco afirmou que, em 19 de novembro, véspera do fechamento da Porta Santa da Misericórdia, realizará um Consistório para nomear os novos cardeais, de cinco continentes. “A inclusão dos novos cardeais na diocese de Roma manifesta a inseparável relação existente entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares ao redor do mundo”, disse o pontífice.

Nascido em Dobrada (SP), município com menos de 10 mil habitantes na região de Araraquara, dom Sergio da Rocha foi seminarista no interior paulista, em São Carlos e Campinas, sendo ordenado padre em 1984.

Antes de tornar-se bispo, dom Sergio passou a maior parte de sua vida como religioso em São Carlos, atuando como pároco e professor de filosofia e teologia moral –área na qual concluiu seu doutorado na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma–, com especial atenção a áreas como a Pastoral da Juventude.

Nomeado bispo auxiliar de Fortaleza pelo papa João Paulo 2º em 2001, tornou-se arcebispo de Teresina seis anos depois e foi para a arquidiocese de Brasília em 2011.

Dos 17 cardeais que serão oficializados no próximo consistório, dom Sergio e outros 12 têm menos de 80 anos de idade, o que significa que poderiam votar durante um conclave. Os outros quatro são uma espécie de “cardeais eméritos”, escolhidos como forma de destacar seu papel relevante na história recente do catolicismo (embora, em tese, também possam receber votos em conclaves).

Entre eles, destaca-se Ernest Simoni Troshani, 87, padre da Albânia que enfrentou a perseguição comunista aos católicos e passou quase 30 anos em um campo de trabalhos forçados.

Antes da escolha de dom Sergio, o Brasil tinha dez cardeais, dos quais quatro têm menos de 80 anos.

 

Fonte: CNBB/ Folha de S. Paulo