Especialista em Direito da Família lança livro na Unicap

Paulo Lins e Silva é uma das pessoas mais renomadas na área

11-10-2016-unicap-jurista-1

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco) promoveu o lançamento do livro Casamento – antes, durante e depois, no dia 6 de outubro. A obra é de autoria do jurista Paulo Lins e Silva, um dos profissionais mais renomados na área de Direito da Família no Brasil.

Durante a apresentação do livro, Lins e Silva ministrou uma verdadeira aula sobre o tema. “No passado a profissão de advogado era generalista. Não havia especialização, mas isso mudou muito nos últimos anos”, disse ao comentar as transformações vividas pela sociedade a partir de meados do século XX com a revolução feminina. “O Direito da Família é o mais humano de todos os direitos. Ele é renovado diariamente graças a essas mudanças socioculturais”, afirmou.

O advogado também falou sobre como o profissional deve se relacionar com o cliente. “É preciso ouvir o cliente com muita paciência, buscar a conciliação e não desenvolver um vínculo afetivo, nem social com ele. Quanto mais proximidade, mais você pode prejudicar a assistência a ser prestada ao cliente”, explicou.

Sobre as relações matrimoniais, Lins e Silva defendeu a formalização de cada uma das etapas. “Se você exterioriza para a sociedade que deseja formar uma família com aquele parceiro (a), mantém coabitação, você está numa união estável. Procure um cartório e formalize a situação para evitar possíveis conflitos futuros”. Outro ‘conselho’ dado pelo jurista aos casais é evitar negócios em comum. “O casamento por si só já é uma interação bastante intensa”.

Uniões homoafetivas, alienação parental, guarda dos filhos foram outros temas tratados por Lins e Silva. A respeito do divórcio, ele fez uma breve contextualização sobre como a lei tratava o assunto no Brasil e como está sendo visto hoje. “A nova lei deixou o divórcio mais rápido porque não é mais preciso motivá-lo. A pessoa pode inclusive tomar a iniciativa unilateral”.

O livro tem prefácio do presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM), Rodrigo da Cunha Pereira, da vice-presidente da entidade, Maria Berenice Dias, e do professor do curso de Direito da Unicap, Silvio Neves Baptista. “Paulo é o advogado brasileiro de maior prestígio no exterior”, disse o professor ao fazer a apresentação do autor do livro.

 

Fonte: Unicap (Recife/PE)