Atuação educativa dos jesuítas no Brasil é tema de livro

Obra é resultado de parceria envolvendo pesquisadores de universidades brasileiras

23-09-2016-livro-jesuitas

“Dificilmente poderemos entender a história da educação e da Igreja no Brasil sem nos debruçarmos sobre a presença e a atuação dos jesuítas”, acredita o Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa, da Universidade Católica de Brasília (UCB), um dos organizadores do livro Os Jesuítas no Brasil: entre a Colônia e a República, obra que acaba de ser lançada no país.

“Dificilmente poderemos entender a história da educação e da Igreja no Brasil, sem nos debruçarmos sobre a presença e a atuação dos jesuítas”

Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa, da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Segundo Sousa, a história da educação no Brasil registra uma produção e maior divulgação sobre a atuação dos jesuítas no período Colonial. Entretanto, os religiosos também tiveram uma atuação marcante em outros momentos históricos. “Um dos destaques e a principal inovação do livro se dá justamente por trabalhar sobre essa lacuna, especialmente sobre a atuação dos jesuítas, expulsos de Portugal, em seu retorno ao Nordeste do Brasil no início do século passado”, explica.

23-09-2016-livro-jesuitas-capaO livro é resultado de uma parceria interinstitucional envolvendo pesquisadores das universidades federais do Ceará (UFC), do Piauí (UFPI), do Maranhão (Ufma), de Alagoas (Ufal) e da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), além das universidades católicas de Brasília (UCB), de Pernambuco (Unicap) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

A Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, vinculada ao Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília, também participou da parceria, por meio do Prof. Dr. Carlos Ângelo, assim como a Linha de História da Educação Comparada da Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, por meio da Profa. Dra. Maria Juraci Maia Cavalcante, uma das organizadoras da obra ao lado de Sousa e coordenadora do projeto junto ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A dedicatória do livro, que possui 293 páginas, presta uma homenagem aos jesuítas. “No solo nordestino, eles semearam e fizeram florescer a esperança e a justiça. Dentre eles, destaco o Ir. Lindbergh Pires, músico e regente piauiense, falecido em 2014, o qual tive a alegria de conviver, ainda no Colégio Diocesano, em Teresina (PI), e depois na Unicap”, ressalta.

O livro Os Jesuítas no Brasil: entre a Colônia e a República é destinado a professores, a estudantes e a todos os interessados na história da educação brasileira e da atuação educativa dos jesuítas no país. A obra publicada originalmente impressa, está também disponível para download no site pedagogiasocial.net/textos. Em breve, será disponibilizada também no site do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília.

 

Clique aqui e faça o download do PDF.

 

Foto: www.centroloyolapamplona.org