Inacianos pelo Haiti

Comunidade do Loyola é reconhecida por contribuição à Campanha

20092016-colegio-loyola-haiti-1-e1474915443711

A delegação do Colégio Loyola recebeu, durante o III Encontro de Homólogos – Pastoral, realizado na Cidade do Panamá entre 5 e 9 de setembro, um diploma (foto) que significa uma vitória coletiva da educação. Assinado e decorado por Siaymè, uma das crianças haitianas que frequentam as escolas da Fundação Fé e Alegria, o documento representa um agradecimento à Campanha Inacianos pelo Haiti.

A garantia do direito à educação para mais de 4 mil alunos só foi possível com a formação de uma rede solidária que reúne, há cinco anos, recursos necessários para capacitação e remuneração de 188 professores, além da melhoria de infraestrutura. Antes do grande terremoto de 2010, a Fundação mantinha duas escolas no país caribenho. Hoje, são 17, funcionando em edifícios novos e já consideradas um modelo de educação nacional.

“Apenas nos últimos dois anos, famílias, alunos e profissionais do Loyola contribuíram com quase R$20 mil […]”

Apenas nos últimos dois anos, famílias, alunos e profissionais do Loyola contribuíram com quase R$20 mil, arrecadados por meio do estande montado na tradicional festa junina, mobilizações internas promovidas pelo Grêmio Estudantil e durante grandes eventos, como a Semana Inaciana.

A ideia do diploma, entregue a 90 instituições que integram a FLACSI (Federação Latino-americana de Colégios da Companhia de Jesus), é simbolizar que cada ano escolar concluído é uma vitória para as crianças haitianas, uma vitória compartilhada. O diretor nacional da Fé e Alegria no Haiti, padre Marcos Recolons, destaca o impacto das ações e a corrente que se formou em todo o continente americano, sempre com sentido de fraternidade. Ele lembra, também, o desejo constante de renovação do compromisso para aprofundar as ações desenvolvidas na nação que ocupa, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a pior posição das Américas em relação ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

 

Fonte| Colégio Loyola (Belo Horizonte/MG)