Colégio Antônio Vieira promove programa de Voluntariado Infantil

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se mobilizaram para ajudar hospital

Uma simples ideia pode se transformar em uma grande ação. Foi com esse pensamento que as amigas de 9 anos, Mariana Perez, Maria Clara Filarde e Carolina Sampaio, do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira, mobilizaram toda turma em prol das crianças com microcefalia do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador (BA). No dia 16 de agosto, foi realizada uma solenidade que marcou a entrega de diversos kits de higiene e roupas para a instituição. A ação integra as diversas iniciativas do Voluntariado da instituição, dessa vez com pioneirismo para o público infantil.

Maria Clara Filarde explica como tudo foi pensado. “Tive essa ideia com minha mãe e resolvi compartilhar aqui no Vieira. Falei com as minhas duas amigas e procurei o SORPA (Setor de Orientação Religiosa e Pastoral). Esperamos ajudar os bebês que precisam de muita atenção e cuidado”, disse ela. A ação envolveu a professora da turma, a coordenação pedagógica e diversas mães de alunos. “É uma atitude de coração, tão linda que não cabe uma outra palavra que não seja amor. Uma criança que ama o outro. Jesus nos ensina o tempo todo da importância de amar o próximo”, afirmou a professora Lícia Maria Silva.

“É uma atitude de coração, tão linda que não cabe uma outra palavra que não seja amor. Uma criança que ama o outro. Jesus nos ensina o tempo todo da importância de amar o próximo”

Lícia Maria Silva, professora

A entrega dos kits contou a presença das Voluntárias Sociais do Martagão Gesteira. “É uma ação grandiosa. Fiquei muito emocionada com esse gesto e espero que outras crianças também possam despertar para a importância de ajudar. O Martagão vive de doações e atitudes como essas ajudam a transformar o dia e a vida de muita gente”, destacou Djanira Alkmim, enfermeira que atua há 20 anos no hospital.

O SORPA elaborou o projeto, que se consolida como uma iniciativa pioneira de Voluntariado Infantil. “Queremos estimular as crianças na ação solidária, com ideias que surjam delas. Nesse projeto tivemos um acolhimento maravilhoso da turma, da professora e das mães.  O nosso propósito é fomentar e estimular a elaboração de novos projetos.  Essa ação para o Martagão Gesteira será apenas ponto de partida”, destacou a pastoralista do SORPA, Núbia Calazans.

 

Fonte: Colégio Antônio Vieira (Salvador/BA)