RJE lança documento com foco na aprendizagem integral


 

Portal - 1

Entre 29 e 31 de agosto, a cidade de São Leopoldo (RS) sediará o Seminário RJE – Um caminho de Renovação, realizado pela Rede Jesuíta de Educação, no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI). Durante o evento, será lançado e discutido o Projeto Educativo Comum (PEC), documento corporativo que visa transformar os colégios e as escolas jesuítas numa rede de centros de aprendizagem integral.

Segundo o delegado para a Educação Básica da Companhia de Jesus, Pe. Mário Sündermann, “o objetivo desse momento é favorecer a apropriação afetiva e efetiva do documento em seus fundamentos e suas trilhas de implementação, tendo em vista a revitalização e atualização da proposta educativa da Companhia de Jesus no Brasil”.

Estarão presentes ao seminário profissionais dos 12 colégios e das cinco escolas jesuítas de todo o país, contabilizando aproximadamente 190 profissionais. Além de palestras e trabalhos em grupo, o evento contará com visitas as práticas significativas do Colégio Anchieta (Porto Alegre) e da Unisinos. “Procuraremos problematizar, descrever, explicar e compreender conceitos e processos que envolvem o PEC, na perspectiva da formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas”, explica Pe. Mário.

A preparação para o encontro aconteceu desde o primeiro semestre, articulando os profissionais por meio da Plataforma Moodle, oferecendo momentos de reflexão, partilha e sistematizações individuais e coletivas.

No evento, ainda está previsto o lançamento do Projeto de Formação Continuada RJE, com duas ofertas: o curso de Especialização em Educação Jesuítica e o Mestrado Profissional em Gestão Escolar. É uma parceria entre RJE e Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos.

“Vivemos um tempo especial de transformação e construção do conhecimento e faço votos de que o PEC ilumine as motivações, as decisões e oriente o caminho de atualização e renovação do apostolado educacional da Rede Jesuíta de Educação do Brasil”, afirma Pe. Mário.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o PEC: