Encontro do Eixo Vocações Jesuítas acontece em SP

Promoção e acompanhamento vocacional foram alguns dos temas discutidos

19.08.2016-magis-encontro-vocacoes-1

Entre os dias 16 e 18 de agosto, jesuítas vinculados ao trabalho de promoção e acompanhamento vocacional participaram do Encontro do Eixo Vocações Jesuítas, ligado ao Programa MAGIS Brasil. O evento aconteceu no Centro MAGIS de Juventude Anchietanum, em São Paulo (SP).

Ao todo, 14 jesuítas, entre padres e irmãos, marcaram presença no encontro, que debateu temas como os sinais geracionais contemporâneos, promoção e acompanhamento vocacional.

Durante a programação também foi proposto que os jesuítas rememorassem as motivações que os levaram a optar pela vocação religiosa. Para o padre Agnaldo Barbosa, que reside em Fortaleza (CE), sua vocação ‘’é fruto de uma ousadia’’, e completa: ‘’fui chamado a colocar no meu projeto de vida o projeto de vida de outras pessoas’’.

“Reunir aqueles que estão implicados ao trabalho de promoção e acompanhamento vocacional é fundamental para estabelecer unidade e promover maior integração às nossas ações”

Pe. Jonas Caprini, secretário nacional da Companhia de Jesus para Juventude e Vocações e coordenador do Programa MAGIS Brasil

O irmão Eudson Ramos, sócio da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), afirma que a vocação jesuíta é marcada pela dimensão do serviço, da disponibilidade para a missão e pelo desejo de seguir Jesus Cristo. “Enxerguei na vocação de ser irmão jesuíta uma oportunidade para atingir esses fins’’, afirma.

O padre Jonas Caprini, secretário nacional da Companhia de Jesus para Juventude e Vocações e coordenador do Programa MAGIS Brasil, destaca a importância do encontro. ‘’Reunir aqueles que estão implicados ao trabalho de promoção e acompanhamento vocacional é fundamental para estabelecer unidade e promover maior integração às nossas ações’’. Para ele: ‘’o jovem contemporâneo muda seus hábitos sociais e culturais de maneira cada vez mais frequente, portanto, é nossa missão estar atento aos novos sinais que a juventude apresenta, visando oferecer acompanhamento adequado para que os jovens construam seu projeto de vida nos tempos atuais. ’’

 

Fonte: Programa MAGIS Brasil