Paróquia Santíssima Trindade promoverá Semana Social

Atividades têm como intuito promover a valorização da cultura da paz

A Paróquia Santíssima Trindade, localizada em Santa Luzia (MG), realizará mais uma edição de sua Semana Social. Em 2016, as atividades, que acontecerão entre os dias 7 e 13 de agosto, vão promover o diálogo sobre Participação social, combate à violência e mulheres. “Os temas são propostos dentro do contexto social-político-pastoral no qual estamos envoltos. Este ano, a violação e/ou limitação dos direitos das mulheres faz com que tenhamos atenção especial à temática”, afirma Maria de Fátima Gonçalves, coordenadora da Rede Social Paroquial e uma das organizadoras do evento.

Inspirada pelo papa Francisco, a Semana Social terá como tema o desejo de “Saber ver as coisas com olhos diferentes” e o lema “Na diversidade do olhar, gestar nova vida”. Os encontros propõem a valorização da cultura da paz e do diálogo e buscam recordar a importância dos laços afetivos na família, entre vizinhos, amigos, grupos distintos e comunidades. O cronograma da Semana Social envolve três importantes atividades: um Dia de Mobilização, o Fórum de Debates e uma Manhã de Serviços.

Dia de Mobilização

O Dia de Mobilização será realizado no próximo domingo (7 de agosto), nas missas da Paróquia Santíssima Trindade, na Praça da Savassi (Palmital) e na Estação do Move (Cristina).

Fórum de Debates

O Fórum de Debates é um caminho percorrido em quatro noites de conversas, partilhas e aprofundamento em questões relacionadas à temática da Semana Social. Os encontros acontecerão entre os dias 9 e 12 de agosto, das 20h às 21h30.

O itinerário será aberto na próxima terça-feira (9) com um diálogo teológico-pastoral-comunitário sobre a mulher e sua presença e participação no contexto religioso-social. A expressão do dia é “Sou só costela?”.

Já na quarta-feira (10), o debate seguirá a lógica das “Mulheres pelo bem comum“, fazendo memória das relações que geram vida, a partir dos gestos de amizade e cuidado.

Na quinta-feira (11), o tema será “Em briga de marido e mulher…” que tem como objetivo abordar a violência doméstica.

Com o tema “Meu lugar é…”, o Fórum encerrará suas atividades com uma mesa de debates sobre a participação efetiva da mulher na sociedade, na sexta-feira (12).

Manhã de Serviços

Em 2016, a programação traz uma novidade: o horário do dia de serviços. Ao invés da tarde, as atividades de apresentação da rede social paroquial e das entidades sociais parceiras da Paróquia Santíssima Trindade irão acontecer no dia 13 de agosto (sábado), das 9 às 12 horas.

Nesse dia, diferentes serviços serão oferecidos aos participantes.

 

Para mais informações, acesse o site www.parsantri.wordpress.com.

 

Fonte: Paróquia Santíssima Trindade, de Santa Luzia (MG)