Candidatos à Companhia de Jesus visitam noviciado

Jovens vivenciaram a Experiência Montserrat, em Feira de Santana (BA)

Da esq. p/ dir., padre Kleber Chevi, os candidatos Paulo Veríssimo, Fabrício Vassoler, Neto Carvalho, Ozires Sousa, Gabriel Vilardi, Yago Freire, Paulo Sérgio e Roquimar Borges. Agachados, esq. p/ dir., Dimas Oliveira, Judson César e o padre Jonas Caprini (secretário para a juventude e vocações da Província BRA)

Entre os dias 25 de julho e 3 de agosto, os jovens que estão no Plano de Candidatos da Companhia de Jesus, visitaram o Noviciado Nossa Senhora da Graça, em Feira de Santana (BA), onde vivenciaram a Experiência Montserrat. “Nessa convivência, os jovens puderam experimentar a rotina dos noviços composta por momentos de espiritualidade, serviços humildes, lazer, pastoral, dentre outras”, explica padre Kleber Barberino Chevi, coordenador do Plano de Candidatos ao Noviciado da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA).

Segundo o jesuíta, o objetivo da visita foi promover o encontro dos candidatos com os noviços, já que o noviciado é a próxima etapa a ser realizada pelos que desejarem continuar o processo de ingresso à Companhia de Jesus. “Os momentos vivenciados aqui ofereceram elementos que contribuem para o discernimento vocacional deles”, afirma padre Kleber. Na ocasião, eles também tiveram a oportunidade de partilhar as experiências vivenciadas, desde março de 2016, nas residências jesuíticas espalhadas pelo país.

“Os momentos vivenciados aqui ofereceram elementos que contribuem para o discernimento vocacional deles”

Padre Kleber Barberino Chevi

Para o candidato Dimas Oliveira, que, atualmente, reside em Belém (PA), “reencontrar os outros companheiros e, principalmente, conhecer a dinâmica do noviciado, foi uma experiência única para confirmar e discernir a vocação em melhor servir o Reino de Deus dentro da Companhia de Jesus”. Já para Ozires Sousa, residente em Porto Alegre (RS), a experiência foi “um momento de confirmação da escolha de ser companheiro de Jesus”.

Ao final do encontro, os candidatos expressaram gratidão pela oportunidade oferecida pela Companhia de Jesus em seu trabalho na área de juventude e vocações.