CEAS promove debate sobre conselhos gestores e dinâmica participativa

Encontro ‘Dois dedos de prosa’ foi realizado em julho

22.07.2016-ceas-evento-fatima-lepikson-1O CEAS (Centro de Estudos e Ação Social) promoveu o encontro ‘Dois dedos de prosa’, no dia 19 de julho. Nessa edição, o tema foi ‘conselhos gestores de políticas sociais e a formação de consensos’. O assunto, que norteou as reflexões do encontro, foi abordado no artigo homônimo de Maria de Fátima Pessôa Lepikson (foto), publicado na 236ª edição da revista Cadernos do CEAS.

O debate trouxe à tona a conjuntura de formação dos conselhos de políticas públicas no Brasil e gerou diversos questionamentos sobre sua legitimidade, seu papel e a democracia representativa como dinâmica participativa social. Maria de Fátima, a equipe do CEAS e representantes de outras organizações, como a Cáritas Regional NE3 e a Comissão Pastoral da Terra – CPT Bahia, participaram do evento.

Segundo Catarina Lopes, secretária executiva do CEAS, o encontro ‘Dois dedos de prosa’ é um espaço de debate que tem possibilitado uma reflexão crítica acerca das questões conjunturais e estruturais da atualidade. “Com público plural, formado por movimentos populares, intelectuais, acadêmicos, estudantes e educadores populares, esses debates têm contribuído para uma incidência pública e para a formulação de posicionamentos políticos. Além de ampliar as nossas reflexões e qualificar a nossa prática de assessoria popular juntos aos movimentos com os quais atuamos”, explica.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Maria de Fátima Pessôa Lepikson é professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania e da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Salvador.

Fonte: CEAS