Leitura bíblica é tema de encontro no Rio

Centro Loyola da PUC-Rio promoverá palestra inspirada no pensador Paul Ricoeur

20.07.2016-centro-loyola-puc-rio-biblia

O Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio promoverá uma palestra sobre a leitura bíblica a partir do olhar de Paul Ricoeur, um dos mais importantes pensadores franceses do pós-guerra, catedrático em Filosofia e Doutor em Letras. O encontro, que será realizado em 25 de agosto, terá como tema: ‘Texto e contexto: A contribuição de Paul Ricoeur na leitura bíblica’.

Durante o encontro, serão tratados pontos como: a força do contexto em que se formou o texto e os desafios em compreender no mundo atual; a linguagem bíblica atualizada em suas várias épocas e culturas distintas; e a importância de compreender, traduzir e adaptar o que foi textualizado pelo autor e o contexto do leitor (tempo, distância, diferenças culturais, alcance universal, etc.). E ainda, a relação entre escrita e ficção, as dimensões do texto e da leitura e a contribuição de Paul Ricoeur para a hermenêutica bíblica. Metáfora e mímesis. Tempo e narrativa no conflito das interpretações.

A palestrante será Eliana Yunes, que é pesquisadora da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), professora associada do Departamento de Letras da PUC-Rio, doutora em Linguística pela Universidade de Málaga (Espanha) e em Literatura pela PUC-Rio e pós-doutora em Leitura pela Universidade de Colônia (Alemanha).

 

SERVIÇO

Texto e contexto: A contribuição de Paul Ricoeur na leitura bíblica

Local: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio

Evento Gratuito

Para mais informações e inscrições acesse: www.clfc.puc-rio.br

 

 

Fonte: Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio | Foto: Reprodução